Com a expansão da gama, a Audi AG reestruturou a designação dos seus veículos a partir de 2024, com a numeração nos nomes dos modelos elétricos e com motor de combustão a surgir como elemento diferenciador. A partir de agora, os números pares representam os modelos elétricos e os números ímpares os veículos com motor a combustão.
Com a estreia da última geração, o Audi A4, um bestseller de longa data, passa a chamar-se Audi A5 e a ser produzido em Neckarsulm. É proposto em quatro novas variantes: como A5 e S5 Limousine e como A5 e S5 Avant. Estes modelos assentam sobre a Plataforma Premium de Combustão (PPC).
O novo A5 cresce em comprimento e largura relativamente ao A4. A Audi está também a alargar o equipamento de série, posicionando o novo Audi A5 no segmento médio superior. A nova experiência de utilização baseada na versão 1.2 da arquitetura eletrónica E³ corresponde a esta aspiração.
Em termos mecânicos estreia o novo sistema MHEV Plus de 48 V que está disponível nas motorizações 2.0 TDI (204 CV, tração dianteira/quattro) e no V6 3.0 TFSI (367 CV, quattro)
O gerador também pode adicionar até 18 kW (24 CV) de potência elétrica ao motor de combustão. Durante a desaceleração, o PTG reencaminha a energia de volta à bateria (recuperação) até 25 kW. Como resultado, é possível manobrar e estacionar usando apenas eletricidade, na medida do possível. Graças à opção de usar um compressor de ar condicionado elétrico, o sistema de ar condicionado também pode ser operado quando o veículo está parado, por exemplo, em semáforos, e o motor de combustão está desligado.
A eficiente oferta de motores do novo A5 cobre uma vasta gama, desde o modelo de entrada com motorização convencional até ao confortável veículo para longas distâncias e o desportivo de dinâmica apurada. Os conjuntos de motores, transmissões, o grau de eletrificação e o tipo de caixas de velocidades são adaptados às expectativas dos nossos clientes.
O motor de entrada é o 2.0 TFSI com 110 kW (150 CV) (consumo combinado de combustível em l/100 km: 7,6-6,7; emissões combinadas de CO2 em g/km: 173-154) e está dotado de um turbocompressor de geometria variável (TGV) que funciona com um processo de combustão modificado que é particularmente eficiente em termos de combustível sob carga parcial.
Em motores a gasolina, a tecnologia TGV permite uma entrega consistente e ágil de binário, mesmo a baixas rotações. O motor turbo de quatro cilindros está disponível com uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e tração dianteira.
O 2.0 TDI com 150 kW (204 CV) (consumo combinado de combustível em l/100 km: 5,6-4,9; emissões combinadas de CO2 em g/km: 147-129) estabelece novos padrões no A5 graças à tecnologia MHEV plus. Este motor de dois litros da geração EA288 evo herda a combustão otimizada do seu antecessor graças ao sensor de pressão do cilindro, TwinDosing, para o controlo das emissões de escape e dois eixos de equilíbrio para uma atuação suave do motor. Desenvolve 400 Nm de binário entre as 1.750 e 3.250 rpm.
O S5 é um automóvel desportivo baseado no motor V6 TFSI de 3,0 litros com 270 kW (367 cv) (consumo combinado de combustível em l/100 km: 7,9-7,6; emissões combinadas de CO2 em g/km: 180-172) e um processo de combustão otimizado. Pela primeira vez, conta com um turbocompressor de geometria variável (TGV) e tecnologia MHEV Plus.
Preços recomendados para Portugal:
A5 Limousine TFSI (150 CV) – Desde 46.051 €
A5 Limousine TDI (204 CV) – Desde 56.850 €
A5 Limousine TDI quattro (204 CV) – Desde 60.350 €
S5 Limousine (367 CV) – Desde 94.300 €
A5 Avant TFSI (150 CV) – Desde 48.000 €
A5 Avant TDI (204 CV) – Desde 58.800 €
A5 Avant TDI quattro (204 CV) – Desde 62.300 €
S5 Avant (367 CV) – Desde 96.251 €