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O novo 5.2 twin-turbo não elétrico permite uma velocidade máxima de 345 km/h. Apenas 1.000 unidades estão planeadas.

O V12 é um motor em vias de extinção. Já o vimos nos últimos anos, com muitos supercarros a sofrerem downsizing ou eletrificação, sem comprometerem o desempenho puro e a potência.
O novo Aston Martin Vanquish, no entanto, está numa classe própria. Não existem baterias, motores elétricos ou cilindros “sobresselentes” no novo “carro-chefe” de Gaydon. A nova geração, de facto, mantém os 12 cilindros intactos, ostentando todos os seus 835 CV.

O novo Aston Martin Vanquish mantém a ligação ao estilo do passado, mas o design é ainda mais elegante e aerodinâmico. A distância entre eixos foi aumentada em 80 mm para acentuar a presença na estrada, ao mesmo tempo que acentua as saliências na frente.
O design é inspirado nos carros de competição históricos e modernos da Aston Martin, incorporando elementos funcionais como as ópticas baseadas na Fórmula 1 e a cauda Kamm para reduzir a resistência aerodinâmica.
O teto de vidro panorâmico a todo o comprimento, introduzido pela primeira vez num modelo V12, oferece uma nova experiência de condução, enquanto a grelha frontal alargada ajuda a arrefecer o potente bloco.

Outras caraterísticas distintivas incluem faróis Matrix LED com uma assinatura luminosa actualizada, puxadores das portas retrácteis e espelhos exteriores concebidos para melhorar a aerodinâmica e a visibilidade. A traseira é dominada por flancos largos, um difusor traseiro completo e um novo sistema de escape que melhora o som do motor.
Mas para aqueles que querem mais, está disponível um sistema de escape em titânio opcional, mais leve e ainda mais ruidoso.
O interior do novo Aston Martin tem uma configuração de dois lugares e, como seria de esperar de um grand tourer de luxo, os materiais são do mais alto nível. O conforto é proporcionado pelos bancos Sport Plus de série, com a opção de bancos Performance em fibra de carbono, ambos concebidos para uma posição de condução ideal. A traseira do habitáculo foi concebida para acomodar um conjunto de bagagens Schedoni personalizado.

A tecnologia está presente no painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e no ecrã do sistema de infoentretenimento da mesma dimensão na consola central. O equipamento multimédia foi desenvolvido internamente pela Aston Martin e permite uma conetividade avançada através de uma nova aplicação móvel, oferecendo funcionalidades como a navegação baseada em mapas 3D e o controlo remoto do veículo.
Não faltam opções de personalização através do serviço “Q by Aston Martin”, que permite aos clientes criar um automóvel único, escolhendo entre um número infinito de opções de estofos, acabamentos e cores.
Como mencionado acima, o Vanquish continua a ser alimentado por um motor de 12 cilindros. Mais concretamente, sob o capot está um motor de 5,2 litros biturbo com 835 CV e 1.000 Nm.

O novo motor foi concebido com uma série de melhorias técnicas para aumentar a sua eficiência e potência específica, que agora é de 160 CV/litro. As principais inovações incluem um bloco de cilindros e bielas reforçados, cabeças de cilindro redesenhadas e um sistema de admissão e escape optimizado.
Isto traduz-se em turbocompressores capazes de atingir uma velocidade máxima 15% superior à da unidade anterior e injectores de combustível com um caudal 10% superior. Outra caraterística distintiva do Vanquish 2025 é a tecnologia “Boost Reserve”, que torna o motor mais reativo e particularmente eficaz em manobras de ultrapassagem.

Pela primeira vez num desportivo V12 com motor dianteiro da Aston Martin, existe uma transmissão automática ZF de oito velocidades combinada com um diferencial traseiro de deslizamento limitado eletrónico (e-diff). Este sistema, integrado com o Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP), melhora significativamente a dinâmica do veículo, proporcionando maior agilidade em curvas apertadas e controlo durante a condução a alta velocidade.
Para além do motor, o novo Aston Martin apresenta um chassis completamente revisto. Baseado numa estrutura totalmente em alumínio, o Vanquish adopta uma suspensão dianteira double wishbone e uma suspensão traseira multi-link, partilhando esta sofisticada arquitetura com os modelos DB12 e Vantage.
O chassis apresenta uma distância entre eixos aumentada em 80 mm e está equipado com uma série de reforços estruturais que aumentam a rigidez lateral em 75% em comparação com o anterior DBS 770 Ultimate, assegurando uma maior estabilidade e uma condução mais envolvente. Existe também uma nova configuração de amortecedores Bilstein DTX.

Ricardo Carvalho

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