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A Alpine, marca pertencente ao universo Renault, mostrou a mais recente declinação do seu modelo mais carismático (e único), o A110. É nada mais nada menos do que a versão “R”, aquela que será a opção mais radical da gama.

O motor é o mesmo do A110 S, mas este é mais rápido, quer a direito, quer nas curvas mais pronunciadas, graças a um peso mais reduzido e a uma carga aerodinâmica adicional. Se o S já é leve (1116 kg), este R é ainda mais (1082 kg). O segredo foi a utilização ainda mais intensiva da fibra de carbono.


Aqui encontramos um capô em carbono com duas entradas de ar que poupa 2,9 kg e jantes em carbono que, para além de permitirem um melhor arrefecimento dos travões, permitem poupar 12,5 kg. As bacquets são em fobra de carbono e conta com cintos de seis pontos, o que por si só garantem uma poupança de 5 kg. O “vidro” traseiro é em carbono, mas a Alpine não fala da redução de peso que permite.
A velocidade máxima anunciada é de 285 km/h, mas o aumento de 10 km/h em relação à versão S tem a ver com os 5% de redução do arrasto e não com o peso.


Assim, o motor 1.8 Turbo de 300 CV disponibiliza um binário de 340 Nm que são transmitidos às rodas traseiras através da mesma caixa de dupla embraiagem e sete relações. A aceleração dos 0 aos 100 km/h do R é cumprida em 3,9 segundos. O som que “este” motor produz é diferenciado, promete a Alpine, graças a um sistema de escape com duas saídas e que dispensa a válvulas de escape.

Ricardo Carvalho

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