Revistacarros

Novo Alfa Romeo Tonale é oficial e traz motores “mild-hybrid”

A Alfa Romeo mostrou as primeiras imagens do seu novo SUV Tonale, o primeiro modelo eletrificado da marca de Arese.

O Tonale será rival de modelos como o BMW X1, Volvo XC40 ou Audi Q3 e a verdade é que se mantém muito fiel em relação ao concept original mostrado em 2019. Mede 4,53 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,6 m de altura.

Traz suspensão de tipo MacPherson com amortecimento adaptativo, uma distribuição de pesos 50:50 e um sistema brake-by-wire que promete resposta imediata. Para o habitáculo, a Alfa Romeo inspirou-se nos renovados Giulia e Stelvio e propõe uma bagageira com mais ou menos 500 litros de volumetria.

No que diz respeito aos motores, inicialmente estará disponível um motor 1.5 de quatro cilindros turbo “mild hybrid” de 48V com 130 e 160 cv (o mais potente com um turbo de geometria variável), acoplado a uma com caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.

A este junta-se um híbrido plug-in baseado no mesmo motor térmico, que acrescenta um motor elétrico com 15 kW/20 cv e 55 Nm no eixo traseiro, para uma configuração de tração integral Q4, com um total de 275 cv, geridos por uma caixa automática com conversor de binário de seis relações. Graças à bateria com 15,5 kWh de capacidade, este PHEV deverá garantir uma autonomia em modo elétrico a rondar os 60 km (ou 80 km em ciclo urbano).

No Velho Continente estará ainda disponível uma opção 1.6 Diesel de 130 cv 4×2 com caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.
A gama do Tonale contará com duas versões: Super e TI. A elas juntam-se dois packs de equipamento: Sprint e Veloce. No interior, destaque para os revestimentos em couro e Alcantara, para o painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas e para o sistema de infotainment com ecrã tátil central de 10,25” com atualizações “over the air” e compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto.

Exit mobile version