A Volkswagen apresentou as novas Transporter e Caravelle da sétima geração, acrescentando-as à sua gama que já inclui a ID. Buzz e a Multivan T7.
A mais recente VW Transporter T7, baseada nos mesmos fundamentos da nova Ford Transit Custom, oferece uma gama versátil de grupos motopropulsores, incluindo turbodiesel, híbrido plug-in e opções totalmente elétricas.
Esta nova geração está disponível em várias configurações, incluindo VCL (furgão, furgão Plus e cabina dupla) e versões de passageiros (Kombi e Caravelle). Para os que necessitam de mais espaço, o Transporter T7 também oferece opções de teto alto e distância entre eixos alargada para acomodar mais carga ou passageiros.
Como seria de esperar, a VW Transporter e a Caravelle partilham as suas proporções e vários painéis da carroçaria com a Ford Transit/Tourneo Custom. No entanto, os designers alemães fizeram um esforço para distinguir os seus modelos, incorporando elementos de estilo únicos para os diferenciar.
O destaque vai para a frente renovada, que mistura elementos de design da Multivan e da ID. Buzz. Os toques distintivos da VW incluem uma linha de cintura plana ao longo das janelas laterais e faróis traseiros de LED inspirados na Amarok com inserções na cor da carroçaria. No interior, o habitáculo reflete, em grande parte, a configuração da Ford, apresentando um cockpit digital de série com um painel de instrumentos de 12 polegadas e um ecrã de infoentretenimento de 13 polegadas, além de uma série de soluções práticas de arrumação.
A versão PanAmericana destaca-se com os seus para-choques pintados, guarda-lamas e molduras laterais a condizer e jantes de liga leve Indianapolis de 19 polegadas. No interior, encontrará inserções iluminadas em aço inoxidável nos degraus laterais, detalhes em preto brilhante e tecidos exclusivos para os bancos adornados com a marca PanAmericana.
Em termos de especificações, a VW afirma que a T7 oferece “mais espaço, carga útil, capacidade de reboque e eficiência” em comparação com a sua antecessor.
Dependendo da variante, a nova Transporter mede entre 5.050 e 5.450 mm de comprimento, com distâncias entre eixos de 3.100 mm ou 3.500 mm. É mais comprida e mais larga do que o seu antecessor, o que resulta numa maior capacidade de carga máxima que varia entre 5,8 e 9,0 metros cúbicos. A carga útil máxima varia até 1,33 toneladas, com uma capacidade de reboque que atinge 2,8 toneladas.
A carrinha oferece uma escolha de três turbodiesel, um híbrido plug-in de 2,5 litros e três opções de grupo motopropulsor totalmente elétrico. O Diesel menos potente debita 1110 CV, enquanto o EV produz 286 CV. Os modelos com motor de combustão interna são fornecidos com tração dianteira, com tração integral opcional disponível para os motores diesel mais potentes. Em contrapartida, as versões elétricas (e-Transporter e e-Caravelle) têm tração traseira, embora estejam previstas opções de tração integral no futuro.