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Baterias de segunda geração carregam em 5 minutos

A CATL acaba de revelar uma série de avanços significativos na tecnologia de baterias que, em breve, entrarão nos modelos de produção.

Os destaques incluem as baterias Shenxing da próxima geração com capacidades de carregamento ultrarrápido, um novo sistema de bateria de dupla potência para EVs e baterias de iões de sódio concebidas para um melhor desempenho em climas mais frios.

As novidades em matéria de carregamento rápido são provavelmente as mais importantes para o futuro dos veículos elétricos, uma vez que permitirão que as paragens para carregamento sejam tão rápidas e fáceis como as paragens para reabastecimento dos veículos a motor.

Neste contexto, a empresa promete que as suas baterias Shenxing de segunda geração aumentarão a autonomia em 520 km em cinco minutos de carregamento, o que equivale a um ganho de 2,5 km de autonomia por segundo.

CATL
A tecnologia de carregamento rápido é, sem dúvida, o desenvolvimento mais significativo para o futuro dos veículos elétricos, aproximando-nos de um mundo onde o carregamento de um veículo elétrico é tão rápido e conveniente como o reabastecimento de um carro a gasolina.

As baterias Shenxing de segunda geração pretendem alcançar exatamente isso, com uma capacidade alegada de adicionar 520 km de autonomia em apenas cinco minutos de carregamento. Para pôr isto em perspetiva, são 2,5 km de autonomia por segundo ou quase tão rápido como é necessário para abastecer um carro americano médio com gasolina.

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O número impressionante supera os desenvolvimentos anteriores da rival BYD, cujas baterias serão capazes de adicionar 400 km de alcance em apenas cinco minutos. Para comparação, a primeira geração de baterias Shenxing, estreadas em 2023, poderia reabastecer 400 km de alcance em dez minutos.

As baterias Shenxing de segunda geração da CATL prometem uma autonomia total de até 800 km. Melhor ainda, elas serão capazes de carregar de 5% a 80% em apenas 15 minutos, mesmo em temperaturas tão baixas quanto -10°C (14°F). Embora ainda não saibamos quantos dos 67 novos veículos eléctricos lançados em 2025 estarão equipados com estas baterias de segunda geração, é seguro dizer que a tecnologia está a chegar mais cedo ou mais tarde.

Outro desenvolvimento interessante da CATL é a tecnologia “Freevoy Dual Power Battery”. Combinando duas baterias numa só, um veículo elétrico pode atingir uma autonomia de mais de 1500 km, colocando-o ao nível dos híbridos extensores de autonomia mais eficientes. O novo design divide o conjunto de baterias em duas zonas de energia independentes com materiais de células diferentes, um pouco à semelhança dos sistemas de dois motores utilizados nos aviões.

A bateria auxiliar, que atua como extensor de autonomia, não utiliza grafite, o que a torna mais pequena e mais barata de produzir. No entanto, a contrapartida é uma velocidade de carregamento mais lenta e menos ciclos de carregamento, uma vez que estas baterias auxiliares só entrarão em ação quando a bateria principal estiver vazia, pelo que não serão carregadas com tanta frequência.

A CATL espera que esta tecnologia de bateria de dupla potência chegue aos veículos elétricos de produção nos próximos 2 a 3 anos, embora não se saiba qual será o primeiro fabricante de automóveis a adotá-la.

Por último, mas não menos importante, a CATL está a desenvolver baterias de iões de sódio, que deverão entrar em produção em dezembro de 2025. Estas baterias poderão potencialmente substituir as baterias de chumbo-ácido em muitos veículos ICE, bem como as baterias de fosfato de ferro-lítio utilizadas em híbridos e EVs.

A principal vantagem destas baterias é o seu desempenho superior em tempo frio, tornando-as uma opção atrativa para quem vive em climas frios.

A empresa afirma que os seus testes demonstraram que as baterias de iões de sódio podem suportar condições extremas, quer sejam perfuradas por agulhas, furadas ou mesmo cortadas ao meio com uma serra elétrica, sem se incendiarem ou explodirem. Mas a segurança não é a única vantagem.

Estas baterias também oferecem uma elevada densidade energética, proporcionando mais de 200 km de autonomia em híbridos plug-in (PHEV) e um ciclo de vida robusto de 10.000 cargas. Mesmo a temperaturas tão baixas como -30°C (-22°F), estas baterias podem carregar de 30% a 80% em apenas 30 minutos e continuarão a funcionar normalmente a -40°C (-40°F).

Além disso, espera-se que a química do ião de sódio seja mais rentável do que as tradicionais baterias de iões de lítio à medida que a tecnologia amadurece, o que poderá trazer uma vantagem significativa em termos de preço a longo prazo.

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