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Estamos em pleno verão e foi para um local movimentado onde estacionar é uma aventura. Quando consegue encontrar um lugar, este está ao sol, mas não tem outra alternativa senão deixá-lo lá. Quando regressa, o carro transformou-se numa sauna.

Para combater esta situação desagradável , a Nissan acaba de anunciar que está a desenvolver uma tinta que ajuda a reduzir a temperatura.
O projeto começou em 2021 com uma colaboração entre o construtor automóvel japonês e a Radi-Cool, especializada em produtos de arrefecimento radioativos. O resultado final é uma tinta que incorpora metamateriais, ou seja, compostos sintéticos com estruturas que normalmente não se encontram na natureza.

Até à data, apenas foi utilizado o branco, mas nos próximos anos espera-se conseguir mais cores com as mesmas propriedades.
Em particular, há duas partículas de microestrutura que são muito importantes nesta nova tinta. A primeira é responsável por refletir os raios infravermelhos da luz solar que provocam vibrações a nível molecular na resina da tinta tradicional e produzem calor. O outro cria ondas electromagnéticas que tentam contrariar os raios solares e redirecioná-los para a atmosfera.


Os primeiros resultados da Nissan têm sido muito encorajadores. Num projeto inicial no Terminal Aéreo Internacional Haneda, em Tóquio, um NV100 de serviço foi pintado com esta nova invenção e comparado com um veículo semelhante pintado da forma tradicional. Afinal, este é um local onde os automóveis passam muito tempo ao sol, tanto em movimento como estacionados, e poderiam ser efetuadas verificações precisas em condições reais de utilização.

Recolhendo dados a partir de novembro de 2023, os engenheiros da Nissan descobriram que, quando estacionados lado a lado, a nova pintura permite que a temperatura exterior do veículo baixe até 12 graus, enquanto o interior fica cerca de 5 graus mais fresco. Estes valores não só proporcionam uma sensação mais agradável quando se entra no habitáculo, como também permitem que se utilize muito menos ar condicionado para restaurar uma temperatura ideal, algo que seria bom para os automóveis elétricos se a sua autonomia não caísse a pique.

 

Ricardo Carvalho

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