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A Kia revelou a novíssima Tasman, marcando a sua primeira incursão no competitivo mercado das pick-up de tamanho médio, onde dominam concorrentes estabelecidos como a Toyota Hilux e a Ford Ranger.

A nova carrinha do construtor coreano promete ser um cavalo de batalha capaz, com um forte enfoque no sentido prático e nas capacidades todo-o-terreno, combinando um exterior de estilo controverso, mas personalizável, com um habitáculo carregado de tecnologia e bem equipado
Com lançamento global previsto para 2025, o tão aguardado Tasman oferecerá motores a gasolina e Diesel.

A estética do Tasman é o seu maior ponto de discussão – e não necessariamente no bom sentido. A Kia optou por aquilo a que chama uma “nova abordagem à estética”, divergindo intencionalmente da “linguagem de formas familiares que dominou o género das pick-up durante décadas”.
Proporções quadradas e uma extremidade dianteira vertical ancoram o visual, com faróis de LED empilhados verticalmente, para-choques robustos e um acabamento exclusivo do capô em forma de chifre.

Os guarda-lamas, que funcionam como tiras horizontais de plástico não pintado que alojam os faróis e a arrumação, têm sido, no mínimo, motivo de discórdia. Felizmente, a Kia irá oferecer acessórios opcionais para os tornar menos chocantes.
Na parte de trás, o Tasman tem uma cama de tamanho normal com faróis traseiros robustos, uma porta traseira de grandes dimensões e um para-choques com degraus integrados. O camião é fornecido com um estilo de carroçaria de cabina dupla padrão com 5.410 mm (213 polegadas) de comprimento, com opções personalizáveis de cabina de chassis simples e dupla. A distância ao solo varia consoante o acabamento, oscilando entre 224 e 252 mm (8,8-9,9 polegadas).

O destaque no interior é um cockpit digital de ecrã triplo. Um painel aloja um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, enquanto um ecrã de 5 polegadas controla os controlos climáticos e outro ecrã tátil de 12,3 polegadas alimenta o infoentretenimento. Os compradores podem também optar por um sistema áudio premium Harman Kardon com oito altifalantes para uma dose adicional de luxo.

Os materiais sustentáveis estão na moda, e a Kia segue o exemplo com tecido PET reciclado e estofos em pele sintética bio-PU, dando ao habitáculo um toque ecológico – embora ainda não se saiba se esta abordagem consegue manter o nível de qualidade percebida que os compradores esperam.
O Tasman será lançado com duas opções de motores de quatro cilindros, um a gasolina e um a gasóleo. O motor a gasolina de 2,5 litros com turbocompressor debita 281 CV e 421 Nm de binário. Entretanto, o turbodiesel de 2,2 litros oferece 210 CV e um binário musculado de 441 Nm.

Ambos os motores são acoplados a uma caixa automática de oito velocidades, embora o diesel também possa ser comandado por uma caixa manual de seis velocidades. Embora a tração às quatro rodas seja de série nas versões superiores, os modelos de base estão disponíveis com uma disposição mais económica de 2WD. O Tasman oferece modos de terreno selecionáveis (areia, lama, neve e rocha), com o robusto acabamento X-Pro a acrescentar um diferencial de bloqueio eletrónico (e-LD) e um modo X-Trek para terrenos mais difíceis.

Construído sobre um chassis de travessas e longarinas, o Tasman combina uma suspensão dianteira de duplo braço com um eixo traseiro rígido dotado de molas de lâminas e amortecedores montados verticalmente. A Kia também equipou a suspensão com amortecedores sensíveis à frequência e tecnologia Hydraulic Rebound Stop para melhorar o conforto e o controlo em fora de estrada.

 

Ricardo Carvalho

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