De acordo com uma informação revelada pelo site Automotive News Europe, que cita o responsável máximo pela marca alemã, o Passat de nova geração chegará à Europa em setembro deste ano, mas apenas em variante carrinha, justificando o fim de vida da berlina com a própria alteração de mercado, cada vez mais orientada para os SUV.
Ainda assim, na Europa, as carrinhas merecem alguma atenção, pelo que a intenção é ter o Passat como uma alternativa para quem não pretende enveredar pelo caminho dos SUV.
O desenvolvimento da nova geração está a cargo da Skoda, que irá lançar pouco depois o seu novo Superb, o qual manterá o formato de berlina de segmento superior e que acabará por ocupar o espaço deixado vago pelo Passat de três volumes. Os dois modelos irão partilhar uma grande parte dos componentes e tecnologias, com o Superb a fazer uso do seu aproveitamento superlativo do interior. Ao contrário do Passat, o Superb deverá contar com dois tipos de carroçaria.
Apesar do desenvolvimento comum, Schäfer garante que cada modelo terá uma identidade e postura dinâmica diferenciada, com a gama de motorizações a contar ainda com sistemas híbridos e plug-in com autonomias elétricas superiores a 100 quilómetros.