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O Volkswagen Tiguan é, desde há muitos anos, o modelo mais vendido da marca Volkswagen em todo o mundo.

Desde a sua estreia no outono de 2007, mais de 7,4 milhões de pessoas em todo o mundo escolheram este SUV. Agora, a Volkswagen está a relançar o modelo de sucesso.

Estas são as novas caraterísticas do novo modelo da marca alemã:

Faróis IQ.LIGHT LED Matrix HD. O Tiguan será um dos primeiros veículos da sua classe a estar disponível com faróis LED Matrix HD como opção A tecnologia de faróis IQ.LIGHT LED Matrix HD foi desenvolvida para o Tiguan e o Touareg. Com base no princípio top-down, a tecnologia de iluminação de um modelo de classe premium será agora utilizada no Tiguan de tamanho médio.

Novo conceito de visualização e funcionamento. O interior do Tiguan foi completamente redesenhado. A Volkswagen teve em conta os requisitos específicos dos clientes para uma operação intuitiva. Por exemplo, o Tiguan chega ao mercado com um cockpit recente e um novo sistema de infotainment. Um ecrã com uma diagonal de até 38 centímetros (15″) apresenta claramente funções importantes como navegação, música e controlo da climatização e pode ser personalizado com acesso rápido. Materiais de alta qualidade, bancos recentemente desenvolvidos e um isolamento acústico eficaz aumentam o valor e o conforto. Em particular, em conjunto com um novo “pacote acústico” (opcional), o Tiguan foi desenhado para proporcionar um conforto sonoro de primeira classe.

As consolas centrais também oferecem mais espaço para arrumação. No futuro, o Tiguan será oferecido exclusivamente com caixa de velocidades automatizada (DSG).

Suspensão controlada eletronicamente para maior conforto e dinâmica. O MQB evo constitui o ponto de partida para uma nova geração do controlo adaptativo da suspensão DCC: o DCC Pro opcional com amortecedores de duas válvulas. O novo modelo está agora adicionalmente equipado com um gestor da dinâmica do veículo – um sistema MQB que fez a sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. Graças ao Vehicle Dynamics Manager, que efetua intervenções de travagem específicas para cada roda e ajustes seletivos da dureza dos amortecedores, as características de condução são mais neutras, estáveis, ágeis e precisas. Este progresso será percetível a bordo através de um maior conforto, bem como de um desempenho significativamente melhorado nas curvas mais dinâmicas.

TDI, TSI, eTSI e eHybrid. Graças à tecnologia MQB evo, são possíveis diferentes tipos de motorização para o Tiguan. Vai estar disponível com motores turbo diesel (TDI), motores a gasolina turbo alimentados (TSI), motores a gasolina turbo alimentados híbridos suaves (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid). A autonomia elétrica das novas unidades híbridas plug-in foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento. Além disso, o carregamento em corrente alternada será mais rápido em todas as versões eHybrid e, pela primeira vez, o carregamento em corrente contínua também será possível.

Maior compartimento de bagagem no Tiguan. O novo Tiguan cresce em comprimento cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do seu antecessor. A capacidade da bagageira da nova geração demonstra a boa utilização do espaço: embora o SUV seja apenas ligeiramente mais comprido, a sua capacidade da bagageira aumentou 33 litros para 648 litros (quando carregado até à altura dos encostos dos bancos traseiros).

 

Ricardo Carvalho

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