Depois de ter confirmado o lançamento de uma nova geração de camiões destinados à construção e aplicações especiais, os modelos XDC e XFC, fomos conduzi-los aos Países Baixos e uma mina muito especial, onde a chuva e o barro dominavam o cenário.
Os veículos de construção XDC e XFC da nova geração, distinguem-se pelo grande protagonismo da grelha negra, pelo para-choques de aço robusto, pela placa de proteção do radiador de aço e pelos faróis de nevoeiro com tecnologia LED, integradas no para-choques para máxima proteção. O primeiro degrau totalmente flexível está disponível como opção.
Oferecem uma distância ao solo de até 40 cm e um ângulo de entrada de 25º e estão disponíveis em configurações 8×4, 6×4 e, pela primeira vez, 4×2.
Os novos camiões são propostos com uma seleção de tandem de dupla tração e baixa manutenção: a partir de um tandem leve de 19 toneladas com redução simples, suspensão de molas e travões de disco ou de tambor, até variantes de 21 e 26 toneladas com redução simples, travões de disco e suspensão pneumática.
Para aplicações mais pesadas e em fora de estrada, o tandem de 21 e 26 toneladas está disponícel com redução do cubo. Todos os tandem estão disponíveis com uma ampla gama de opções de relação do eixo traseiro, desde 3,46:1 até 7,21:1 para se adaptarem às especificações de cada aplicação.
Também para aplicações estradistas
A gama completa de eixos tandem da DAF passa ainda a estar disponível com as configurações de eixos 6×4 e 8×4 nos novos camiões da nova geração DAF para estrada que necessitam de máxima tração e cargas úteis elevadas. Quanto aos rigídos 6×4 e 8×4 estão disponíveis nos modelos XD e XF, e o trator 6×4 nos modelos XG e XF+, tal como nos rigídos 8×4 com eixos posterior direcional. O trator 8×4 com eixo de tração direcional para aplicações de transporte especiais está disponível nos modelos XF, XG e XG+.
Mas esta geração de modelos traz consigo mais novidades, como o sistema de tração hidráulica PXP está disponível como opção nas versões trator 4×2 para os modelos XD, XDC, XF e XFC.
E que motores utilizam?
As já conhecidas cadeias cinemáticas formadas pelos motores Paccar MX-11 e MX-13 acopladas a uma caixa de velocidades automatizada TraXon, caixa essas que podem ter, e a pedido do cliente, um software todo o terreno específico e as funcionalidades ASR off e Rock-Free, para que possam rolar em condições escorregadias (no primeiro caso) ou permitir que com mais grip, os veículos consigam sair de zonas mais acidentadas.
Em relação às tomadas de força, a DAF propõe várias, tanto para aplicações pesadas, como aplicações mais leves, assim como opções de tomadas de força indiretas que podem ser montadas na parte dianteira do motor para colocar ganchos ou outro tipo de implementos. Está também disponível uma gama completa de tomadas de força com caixa de velocidades.
Mas estas gama trazem muitas novidades, como no caso dos carroçados. A marca de Eidhoven colabora com os principais carroçadores europeus com o objetivo de facilitar o trabalho de carroçar o camião, incluindo opções pré-definidas como o “Plug and Play”. A integração de software permite partilhar dados de forma simplificada e a comunicação entre o veículo, e a superestrutura facilita a integração de controlos, sinais e avisos.
Em relação à segurança, os novos modelos estão ao nível das mais recentes novidades da marca, dotados de um amplo conjunto de sistemas de assistência ao condutor. Assim, todos os veículos contam com um para-brisas de grandes dimensões e linhas de cintura baixas para melhorar a visibilidade direta e tecnologia de vanguarda como o sistema DAF Digital Vision System ou o novo DAF Corner View.