A Ford tem a solução com a nova Transit Custom Nugget, uma autocaravana com todas as comodidades para gozar os dias ao ar livre. Nasceu da parceria com a especialista Westfalia, como já tinha acontecido com a antecessora.
Construída sobre a nova plataforma da gama Transit e Tourneo Custom, são poucas as diferenças exteriores face àqueles modelos.
É a bordo que se percebem os novos arranjos para facilitar a circulação dentro do habitáculo graças ao piso plano mais baixo.
Os assentos ergonómicos são rotativos e aquecidos para o condutor e acompanhante, com o banco traseiro a dispor opcionalmente de aquecimento. Este último está montado numa calha com novos controlos para uma regulação mais fácil.
Atrás mantém-se a cozinha em forma de L, com a nova gaveta frigorífica a facilitar o acesso aos produtos. Junta-se ainda uma nova placa de fogão e lava-loiça integrados com água quente de série, oferecendo agora mais 20% de espaço dedicado à bancada. Há novos locais para guardar a mesa e as cadeiras para o exterior, com a primeira a ser na porta deslizante, e as segundas na porta da bagageira. O tejadilho basculante dispõe de um novo tecido auto dobrável para simplificar a descida, com as cortinas opacas a assegurarem um ambiente privado.
Não falta uma saída de duche com água quente ou fria montada na traseira, com uma tenda opcional para maior privacidade. Há também uma secção de colchão rebatível, enquanto o acesso à cama superior se faz por uma escada na parte traseira.
Pode ser equipada com um teto solar para alimentar as funcionalidades elétricas a 350 watts. Um ecrã táctil de sete polegadas na área de estar permite verificar e controlar o aquecimento, os níveis de água e da bateria, e a iluminação a bordo. O inclinómetro ajuda a nivelar em terrenos irregulares, com o Bluetooth a transformar o telemóvel num comando das funcionalidades do habitáculo.
Quanto a motorizações, a Nugget conta com o bloco Diesel EcoBlue de 2.0 litros de 170 CV, alinhado com uma caixa automática de oito relações. Mas a novidade está mesmo na estreia da motorização híbrida plug-in que já equipa o Ford Kuga. O sistema motriz combina um motor atmosférico a gasolina de 2.5 litros do ciclo Atkinson a um propulsor elétrico, para uma potência acumulada de 232 CV.
Um chassis novo, com suspensão traseira independente, promete melhorar a qualidade de condução, estando previstas versões com tração integral. A Ford Transit Custom Nugget abre as encomendas já abriu as encomendas na Alemanha, com um preço de partida de 76.500 euros.