A GNR emitiu um alerta para uma nova burla que tem vindo a lesar vários condutores em Portugal, sobretudo os mais idosos.
O esquema, noticiado pela TVI, tem por hábito ocorrer em parques de estacionamento ou postos de combustível, onde os burlões simulam acidentes e exigem de imediato dinheiro às vítimas para cobrir alegados danos nos seus veículos.
As vitimas são escolhidas de forma criteriosa, com preferência para os condutores de idade mais avançada. Param o carro na bomba para abastecer, vão pagar e quando regressam, são abordados por alguém que os acusa de terem batido no seu carro, pressionando para um pagamento imediato dos estragos. Fonte da GNR referiu à TVI que à burlões que provocam danos visíveis nas suas viaturas para parecerem mais credíveis.
Segundo o mesmo canal de televiasão só no último ano foram registadas 34 queixas relacionadas com este tipo de crime, cuja incidência tem vindo a aumentar.
A GNR aconselha a que, perante uma situação como esta, se chame de imediato as autoridades. Se a outra parte resistir ou tentar dissuadir, é um forte sinal de alerta para a burla. Manter a calma, desconfiar e contactar sempre a polícia são as principais recomendações para evitar cair neste esquema.