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Desde 2016, que a Lexus tem chegado aos céus através de uma colaboração única com o campeão de corridas japonês Yoshihide Muroya, o vencedor do Red Bull Air Race World Championship de 2017.

Nesta rara parceria intersectorial, o fabricante de luxo nipónico beneficia da tecnologia aeronáutica, ao passo que o piloto aproveita os avanços da Lexus na área automóvel. Um dos resultados tangíveis dessa colaboração é uma nova asa traseira do coupé topo de gama, LC de 2022, inspirada na aviação.

Com a vitória nas corridas aéreas como objetivo principal, a Lexus e Muroya trabalharam juntos para desenvolver máquinas vencedoras, recorrendo à tecnologia, à aptidão e à experiência da Lexus. A equipa de design e engenharia da Lexus colaborou no desenvolvimento de tecnologias de voo em áreas como a aerodinâmica, a refrigeração e a ergonomia.

Esta colaboração originou inovações notáveis, incluindo uma pega na coluna de controlo do cockpit de Muroya, que incorpora as tecnologias sensitivas da Lexus e uma nova manobra de viragem da aeronave baseada em dados aerodinâmicos da Lexus.
O piloto de corrida Muroya afirma: “Foi graças ao forte apoio da Lexus que me tornei no primeiro campeão japonês da Red Bull Air Race, em 2017. A nossa colaboração continua a proporcionar benefícios mútuos”.

Para 2022, o Lexus LC ostentará uma nova asa traseira de polímero sintético reforçada com fibra de carbono, desenvolvida em conjunto com Muroya. Esta asa leve, bastante rígida e elegante maximiza o desempenho aerodinâmico e torna a condução mais ágil. O design inspira-se nos vórtices da extremidade das asas que influenciam o design das “winglets” nos aviões a jato.
Yoshiaki Ito, piloto mestre Takumi da Lexus refere: “As winglets aguçaram a dinâmica do LC, sem usar força descendente de arrasto, o que resulta num melhor desempenho, sem sacrifícios”.

Durante os voos de teste com Yoshihide Muroya, os engenheiros da Lexus analisaram a redução do arrasto das asas do seu avião e os vórtices associados, normalmente problemáticos. No túnel de vento Lexus, os engenheiros descobriram que a dinâmica do veículo no solo poderia ser melhorada virando a asa de cabeça para baixo, adicionando “winglets”.

Depois de concluídos os testes de computador e no túnel de vento, a equipa de elite de designers, engenheiros e artesãos Takumi da Lexus começou a trabalhar na produção de um protótipo em alumínio, que, tal como as asas do avião de Yoshi, foi posteriormente produzido num polímero sintético reforçado em fibra de carbono (CFRC). Laminado em fibra de carbono e resina epóxi com núcleo oco, depois de cozido em autoclave, a textura tecida é visível através do acabamento lacado. Longa e esguia, a nova asa do LC tem quase 2 metros de largura, mas é muito duradoura e resistente.

O spoiler da asa traseira em fibra de carbono está disponível em exclusivo no novo programa Lexus Bespoke Build programme. O veículo será construído por uma equipa da elite composta por mestres artesãos ‘Takumi’ da Lexus na lendária fábrica Lexus em Motomachi, a mesma onde foi construído o supercarro LFA. Pela primeira vez, os clientes podem personalizar os recursos exclusivos do Lexus LC. O Lexus Bespoke Build distingue-se ainda mais com um emblema interior personalizado, colocado na consola central.

Ricardo Carvalho

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