A Audi mostrou nova a A6 Avant e-tron em formato concept e trata-se de uma carrinha mais tipo shooting brake 100% elétrica que integra uma capacidade de carregamento rápido a 270 kW.
Este é um concept de uma versão carrinha do A6 e-tron concept que a marca deu a conhecer há cerca de um ano por ocasião do Salão Automóvel de Xangai, em 2021. Esta A6 Avant e-tron partilha o design com a berlina elétrica, mas acrescenta a exclusivdade e polivalência de uma carroçaria familiar Avant, formato tão caraterístico na marca, assim como algumas novidades interessantes.
Baseada na plataforma PPE (Premium Platform Eletric) dedicada, a A6 Avant e-tron concept apresenta-se como um familiar com os seus 4,96 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,44 m de altura, o que a coloca diretamente no segmento E ao lado do atual Audi A6.
Em termos de design, este concept car alemão apresenta uma grelha dianteira Singleframe carenada e um pára-choques agressivo e otimizado a nível aerodinâmico com o lettering “e-tron” na parte inferior. Por cima, dois faróis afilados com tecnologia Matrix LED digital de última geração acompanham um capô longo e plano.
De perfil, o A6 e-tron concept é um Avant em toda a sua essência. O vidro traseiro inclinado, o tejadilho plano e alargado, as três janelas laterais e os seus quase 5 metros de comprimento criam uma silhueta musculada. Existem ainda uns retrovisores protótipo, ausência de puxadores nas portas e uma moldura na parte inferior que separa as portas das embaladeiras.
Por fim, a traseira conta com um spoiler que dá continuidade à linha de tejadilho, um vidro ligeiramente inclinado e grupos óticos com tecnologia OLED digital unidos ao centro pelo quatro anéis que fazem de símbolo da marca. O portão da mala é pequeno e o pára-choques ocupa a maior parte da secção traseira em conjunto com um difusor que recorda modelos da Audi Sport.
Quanto a propulsão, a plataforma PPE permite ao A6 Avant e-tron integrar um módulo de bateria de design plano entre os dois eixos com um capacidade em torno dos 100 kWh. Esta unidade alimenta dois motores elétricos posicionados um em cada eixo para crir uma configuração de tração integrla quattro. As rodas unem-se ao chassis a partir de uma suspensão de cinco braços otimizada e de um eixo multibraços atrás. Para além disso, o concept conta com suspensão pneumática e amortecimento adaptativo.
O sistema de propulsão oferece uma potência total de 350 kW (475 CV) e um binário máximo de 800 Nm. A autonomia será de “mais de 700 km”, número que vai depender do sistema de propulsão e de potência selecionados. Consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos.
A marca referiu ainda que a nova Audi A6 Avant, para além da versão elétrica, terá opções com motores de combustão, todavia não mencionou quais.