fbpx




A Northvolt apresentou recentemente a sua nova bateria de iões de sódio, uma solução desenvolvida, para já, para a expansão de sistemas de armazenamento.

Esta nova geração é mais segura, económica e sustentável do que as convencionais de níquel, manganês e cobalto (NMC) ou fosfato de ferro (LFP), sendo produzida com minerais como o ferro e o sódio, mais abundantes nos mercados globais. Não contém lítio, níquel, cobalto ou grafite e tem uma densidade energética de 160 Wh/kg.

Northvolt

Peter Carlsson, CEO e cofundador da Northvolt, comentou: “O mundo depositou grandes esperanças nas baterias de iões de sódio e estou muito satisfeito por poder dizer que desenvolvemos uma tecnologia que permitirá a sua utilização generalizada para acelerar a transição energética. Trata-se de um marco importante para a proposta de mercado da Northvolt, mas uma tecnologia de baterias como esta é também crucial para atingir os objetivos globais de sustentabilidade, tornando a eletrificação mais rentável, sustentável e acessível em todo o mundo.”

A tecnologia foi desenvolvida como base para a nova geração de soluções de armazenamento de energia da Northvolt, mas com a evolução da densidade energética das gerações subsequentes, abrir-se-ão novas oportunidades para a mobilidade elétrica. O facto de poderem ser produzidas com materiais de origem local, favorece, igualmente, o desenvolvimento de uma nova capacidade regional de produção, independente das cadeias de abastecimento atuais.

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade