A nona geração do Volkswagen Passat já tem data de lançamento prevista. Vai ser produzido a partir de 2023 na mesma fábrica onde é construído o Skoda Superb.
Depois de um ano de debate sobre o futuro do modelo, a administração da Volkswagen decidiu pela sua continuidade. A decisão surgiu na sequência de declarações do presidente do Volkswagen Group Herbert Diess, que expressou dúvidas acerca da substituição do Passat.
Citou a crescente popularidade do modelo Arteon, que tem dimensões similares, assim como os planos para a produção do elétrico ID Vizzion, a partir de 2023.
A nova geração do Passat deverá ser lançada em 2023 e vai partilhar a plataforma, as motorizações e a arquitetura elétrica com o Skoda Superb, estando prevista a produção na fábrica da marca checa.
Isto significará o fim da produção do Passat na fábrica da Volkswagen de Emden, após mais de 36 anos. Esta unidade deverá ser convertida para a produção do SUV elétrico ID.4, a partier de 2022.
A decisão de avançar com o Passat também irá suspender a estratégia da Volkswagen de disponibilizar duas versões diferentes do modelo de dimensões médias.