A Ampere, a divisão dedicada aos veículos eléctricos do Grupo Renault, realizou uma apresentação em França, assinalando um ano desde a sua criação com alguns anúncios intrigantes.
O principal deles: o desenvolvimento de um novo VE do segmento A para a Nissan, que será estreitamente alinhado com o próximo Twingo da Renault. Por outras palavras, a Nissan está a mergulhar de novo no mercado europeu de automóveis pequenos, mas desta vez elétricos.
De acordo com a Ampere, a Nissan encarregou-os de “explorar o desenvolvimento do seu próximo veículo elétrico do segmento A”, com o objetivo de tirar partido do enfoque da Ampere no “roteiro de redução de custos e redução do tempo de desenvolvimento”. O objetivo? Um veículo elétrico acessível que não poupa no que os clientes esperam em termos de desempenho ou caraterísticas.
O novo Nissan de nível básico será montado na plataforma AmpR Small. A mesma arquitetura sustenta o crossover Renault 4 E-Tech, o supermini Renault 5 E-Tech e o hot hatch Alpine A290. Prevê-se igualmente que sirva de base ao Nissan Micra em 2025 e ao Renault Twingo em 2026.
Makoto Uchida, o Diretor Executivo da Nissan, confirmou a intenção da marca de reentrar no segmento A na Europa, mais de uma década após a descontinuação do Nissan Pixo. Este habitante urbano, largamente esquecido, foi baseado no Suzuki Alto e esteve à venda entre 2009 e 2013.
Conforme relatado pela Autocar, as conversações entre a Ampere e a Nissan estão numa fase inicial. Ainda assim, o CEO da Nissan prometeu que o novo veículo elétrico “oferecerá a conveniência e a funcionalidade avançada que os clientes experimentam, mas num tamanho reduzido e a um preço atrativo e acessível”.
Uchida acrescentou que o sucessor totalmente elétrico do supermini hatchback Nissan Micra (segmento B) está a caminho de ser lançado no próximo ano, deixando claro que o veículo elétrico urbano será um modelo diferente. O Micra foi apresentado no ano passado pelo desportivo Nissan Concept 20-23, após uma série de teasers reveladores de 2022.