Manter-se à direita exceto para ultrapassar não é apenas uma cortesia comum nas auto-estradas da Europa (excepto UK). Em muitos sítios, é a lei.
Mas isso não tem impedido os condutores desatentos de circularem na faixa da esquerda, passando os carros muito lentamente ao longo de vários quilómetros ou não passando de todo. Na melhor das hipóteses, isto leva à frustração e a um trânsito congestionado. Na pior das hipóteses, pode provocar um acidente.
A Nissan está ciente deste facto. É por isso que a versão mais recente da tecnologia de assistência ao condutor ProPilot da marca irá incorporar uma funcionalidade simples que, francamente, nos surpreende que não tenha surgido mais cedo. Depois de completar uma ultrapassagem com o ProPilot 2.1 ativado, os condutores receberão um alerta amigável de mudança de faixa para se deslocarem para a direita. É assim tão simples? Sim, é.
Infelizmente, a tecnologia da Nissan (ou qualquer outro sistema de assistência ao condutor atualmente disponível) não assumirá o controlo e não o fará avançar se não se aperceber do trânsito atrás de si. A desvantagem é que só funciona quando o ProPilot 2.1 está ativo.
O sistema está a ser implementado lentamente nos modelos da Nissan e da Infiniti, para já só nos EUA. Estreia-se no Rogue 2025, permitindo a condução mãos livres em determinados troços de autoestrada aprovados. Um representante da marca confirmou que também estará disponível no novo Armada e no Infiniti QX80. É de salientar que, embora a condução mãos-livres faça parte do sistema, as mudanças de faixa são práticas. Isso significa que a notificação será dada enquanto o ProPilot 2.1 estiver a funcionar, seja em modo mãos-livres ou não. Esperamos que outros fabricantes de automóveis sigam o exemplo com os seus sistemas de assistência ao condutor. Um só lembrete básico pode ser muito útil.