A Nissan revelou o seu protótipo de unidade de produção de baterias de estado sólido, que a empresa pretende lançar no mercado em 2028.
Esta instalação protótipo, localizada no Centro de Investigação Nissan em Kanagawa, Japão, tem como objetivo acelerar ainda mais o desenvolvimento de baterias de estado sólido.
No âmbito da sua visão de longo prazo “Ambition 2030”, a Nissan pretende lançar um automóvel elétrico com baterias totalmente sólidas, desenvolvidas internamente, até 2028. Para isso, a Nissan vai instalar uma linha piloto de produção em série dos primeiros protótipos da bateria na sua Fábrica de Yokohama no ano fiscal de 2024, cujos materiais, design e processos de produção, vão agora ser estudados nesta unidade de I&D.
A Nissan acredita que as baterias de estado sólido podem reduzir os custos para 75 dólares por kWh no ano fiscal de 2028 e para 65 dólares por kWh a partir daí, colocando os automóveis elétricos ao mesmo nível de custo que os movidos a gasolina.
Espera-se que as baterias de estado sólido sejam uma tecnologia de mudança de paradigma para acelerar a popularidade dos automóveis de propulsão elétrica. Têm uma densidade energética de aproximadamente o dobro das baterias convencionais de iões de lítio, um tempo de carregamento significativamente mais curto devido ao desempenho superior dos processos de carga/descarga e um menor custo, graças à oportunidade de usar materiais menos dispendiosos. Com estes benefícios, a Nissan espera utilizar baterias de estado sólido numa vasta gama de segmentos de automóveis, incluindo camiões e pickups, tornando os seus automóveis elétricos ainda mais competitivos.
Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo responsável pela I&D na Nissan Motor Co. Ltd., afirmou: “A Nissan tem sido líder em tecnologia de eletrificação através de uma vasta gama de atividades de I&D, desde a pesquisa ao nível molecular de materiais para baterias, até ao desenvolvimento de automóveis seguros e de alto desempenho. As nossas iniciativas incluem ainda a contribuição para o desenvolvimento da sociedade usando automóveis como baterias de armazenamento”.
“Todo o conhecimento adquirido com a nossa experiência permitiu-nos acumular importantes tecnologias elementares que vão agora apoiar o desenvolvimento de baterias de estado sólido. Daqui para a frente, as nossas divisões de I&D e fabrico continuarão a trabalhar em conjunto para utilizar esta instalação de produção de protótipos e acelerar a aplicação prática de baterias de estado sólido”, concluiu Kunio Nakaguro.