O Nissan Juke, lançado originalmente em 2010, com base no protótipo Qazana, continua a ser um dos modelos favoritos no mercado nacional. Em janeiro de 2025, quinze anos depois da estreia, foi o modelo mais vendido do segmento B-SUV em Portugal, com 482 novas matrículas.
Entre os motores do sucesso está a imagem irreverente, que a Nissan soube refrescar de forma sempre cirúrgica. A última renovação, no início do ano passado, manteve o exterior praticamente inalterado. Contudo, o mesmo não se aplicou ao interior, que beneficia de um ecrã maior para o sistema de infotainment, além de um aumento da qualidade dos materiais. A isso junta um novo nível de equipamento de topo N-Sport e uma nova cor exterior Yellow Glow.
A grande novidade é o ecrã tátil de 12,3″ (em substituição do de 8”), incluído de série, posicionado na zona superior do tablier que foi redesenhado para o efeito e que surge ligeiramente inclinado na direção do condutor. Este ecrã pode ser combinado com um painel de instrumentos digital com os mesmos 12,3”, totalmente configurável.
Sempre atual
O infotainment é compatível com Android Auto e Apple Carplay, beneficiando ainda de um sistema de reconhecimento de voz atualizado. Novidade é também o revestimento do volante um material a imitar couro, o porta-luvas maior e os novos bancos, bem como o redesenho do apoio de braços. A isso alia igualmente o travão elétrico, uma doca para carregar o smartphone, tomadas USB-A e USB-C.
O Juke mantém a gama de motorizações sem qualquer alteração, arrancando no 1.0 de três cilindros turbo a gasolina com 117 CV e 200 Nm, com opção de caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete relações. Acima deste há o Hybrid com um 1.6 de quatro cilindros atmosférico combinado com um motor elétrico e um motor de arranque/gerador para um total de 143 CV.