Como modos de transporte, comboios e automóveis elétricos têm muito em comum. Ambos proporcionam o prazer de viajar, são seguros e convenientes e ao expandirem as possibilidades de uma mobilidade elétrica, ambos contribuem para a realização de uma sociedade sustentável.
No nosso modo de vida atual, já podemos usar comboios e VEs em conjunto, por exemplo, quando viajamos para outra cidade ou quando vivemos na periferia e vamos ao centro da cidade. Mas qual é a forma mais eficaz de combinar os dois modos de viagem? Para uma rota mais cénica, uma viagem em comboio é muitas vezes preferível. No entanto, para outros fins, conduzir o nosso automóvel pode funcionar melhor.
Mas a Nissan está já a desenvolver uma forma inteiramente nova de combinar as tecnologias utilizadas, tanto nas viagens ferroviárias, como nos seus automóveis elétricos. A East Japan Railway Company (JR East), um dos principais operadores de caminhos-de-ferro do Japão, está a testar baterias reutilizadas de Nissan LEAF para operar os dispositivos de travessias ferroviárias.
As travessias ferroviárias são essenciais para a operação dos comboios e para a segurança rodoviária. As companhias ferroviárias instalam unidades de alimentação de emergência em cada travessia para garantir que funcionam corretamente em todos os momentos. Como, por exemplo, durante trabalhos de manutenção programados e falhas temporárias de energia. Atualmente, estas unidades de alimentação de emergência utilizam pilhas de ácido e chumbo.
A JR East começou a substituí-las por baterias de segunda vida do Nissan LEAF em 2021, com a primeira a ser instalada na passagem de nível dee Atago, na Linha Jōban, que passa por Minamisoma na província de Fukushima.
Reutilizar as baterias dos automóveis elétricos
A bateria de iões de lítio do Nissan LEAF retém 60 a 80% da sua capacidade de armazenamento de eletricidade no final do seu ciclo de vida num automóvel. Assim, ao reutilizar as baterias usadas, podemos direcionar esta capacidade de energia restante para outro lugar, como baterias de substituição de outros automóveis ou baterias estacionárias.
A 4R Energy Corporation é o parceiro da Nissan para estas atividades no Japão. A reutilização das baterias dos automóveis pode reduzir as emissões de CO2 e o uso de recursos raros associados à construção de raiz de uma nova bateria. Além disso, acrescenta valor adicional às baterias de VEs, aumentando o valor dos VEs em geral e ajudando assim à sua adoção mais ampla.