Revistacarros

Nissan está bem viva e mostrou o futuro

A Nissan está a passar por um mau bocado. Entre vendas em queda, dificuldades financeiras, negociações de fusão falhadas com a Honda e a demissão do seu CEO, as coisas não estão propriamente a correr bem. Mas, em vez de desistir, o fabricante de automóveis japonês está a tomar medidas. Com uma nova estratégia em curso, a Nissan está a preparar-se para revelar uma série de modelos novos e renovados até 2027.

A gama renovada da marca apresentará uma mistura de motores de combustão, híbridos, híbridos plug-in e totalmente eléctricos. A Nissan já divulgou teasers de vários modelos que serão lançados nos próximos dois anos, destinados a vários mercados em todo o mundo.

Para a América do Norte, a Nissan irá lançar um lote de novos automóveis, incluindo novas gerações do Nissan Leaf EV, do sedan Sentra e do SUV Rogue, juntamente com uma versão renovada do Pathfinder.
Em primeiro lugar, o Leaf. Já não é um simples hatchback, a nova versão é um crossover completo, com um estilo mais elegante, jantes de 19 polegadas e um teto de abrir panorâmico. Será construído sobre a plataforma CMF-EV, emprestada do Ariya maior, e terá “melhorias significativas na autonomia” em relação ao seu antecessor. Ah, e será o primeiro Nissan a apresentar a porta de carregamento NACS, pelo que é oficialmente compatível com o Tesla Supercharger.

Vale a pena mencionar que o novo Nissan Leaf será uma oferta global, não apenas para a América do Norte. Também estará disponível na Europa, Japão e Austrália.
O Nissan Rogue de 2026 (também conhecido como X-Trail noutros mercados) vai receber uma atualização do grupo motopropulsor. Estará disponível nas versões a gasolina, híbrida e híbrida plug-in. O híbrido e-Power, que utiliza um motor de 1,5 litros que funciona como gerador para o motor elétrico que alimenta as rodas, está de volta para mais uma ronda.

E, caso não tenha prestado atenção, o Rogue PHEV será, na verdade, um Mitsubishi Outlander reeditado. Sim, a Nissan está a utilizar a sua aliança Renault-Mitsubishi-Nissan para reutilizar um design da Mitsubishi para este modelo. Se estava à espera de algo completamente novo, talvez queira ajustar as suas expectativas.
O Pathfinder, entretanto, recebe um facelift a meio do ciclo de vida, com um novo nariz que o deve alinhar com o resto da linha da Nissan. Espera-se que seja revelado ainda este ano.
Paralelamente, será estreado um sedan compacto Sentra redesenhado, com um aspeto mais nítido que pode ou não fazer com que se preocupe mais com os sedans compactos em geral.

Por fim, a Nissan também apresentou um “SUV focado na aventura” com um grupo motopropulsor elétrico que será fabricado na fábrica de Canton Mississippi, nos EUA, a partir de 2027. O modelo, ainda sem nome, tem um design quadrado e LEDs futuristas, e parece ser mais pequeno do que o Rogue e o Pathfinder.
Na Europa, a Nissan prepara-se para lançar o Micra totalmente elétrico, que finalmente terá a sua versão de produção depois de ter sido apresentado desde 2022. Partilhando as suas bases com o Renault R5 E-Tech, este pequeno veículo elétrico será provavelmente apelativo para aqueles que querem ser ecológicos e, ao mesmo tempo, ter um carro compacto e bonito para se deslocarem.

Outra estreia importante para a Europa será a versão totalmente elétrica do Nissan Juke, inspirada no conceito Hyper Punk. O SUV subcompacto com emissões zero é diferente do Juke movido a combustão interna, apresentando uma carroçaria fortemente esculpida, mas mantendo alguma da sua peculiaridade.
Na mesma região, o Nissan Qashqai receberá a terceira geração do grupo motopropulsor híbrido e-Power, que promete uma melhor eficiência de combustível e emissões reduzidas.

Outra estreia notável é a nova picape de tamanho médio Navara/Frontier, prevista para chegar em 2026. Infelizmente, este camião robusto será exclusivo para os mercados da América Latina (LATAM). A partir da imagem teaser, parece ser uma versão fortemente redesenhada da antiga Navara, ostentando um “design evoluído”, infotainment atualizado e um conjunto promissor de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

O sucessor do Nissan Navara de especificação global será um modelo diferente, partilhando as suas bases com o Mitsubishi Triton. Este é descrito como uma “nova pickup de uma tonelada” que será lançada na Austrália em 2026.
A Nissan está a preparar-se para lançar dois novos modelos na Índia, ambos produzidos na fábrica da empresa em Chennai para vendas domésticas e exportações. O primeiro é um monovolume económico com estilo de crossover, com estreia prevista para 2025.

Seguir-se-á um SUV de cinco lugares em 2026, que será a versão da Nissan do Dacia/Renault Duster, com uma frente redesenhada. Além disso, a empresa anunciou um SUV de cinco lugares para mercados africanos selecionados, embora não seja claro se partilhará o mesmo design do modelo destinado à Índia.
No mercado japonês da Nissan, a empresa lançará um kei car facelifted em 2025, juntamente com uma nova geração de um grande monovolume com a mais recente unidade de propulsão híbrida em 2026.

Exit mobile version