Revistacarros

Nissan está a trabalhar num GT-R R32 elétrico

A Nissan tem estado a trabalhar numa conversão elétrica para o GT-R R32 desde março de 2023. O controverso projeto está finalmente pronto para ser desvendado.

Construído por uma equipa de engenheiros voluntários, o automóvel desportivo está a caminho do Salão Automóvel de Tóquio de 2025, onde não terá um motor a gasolina RB26DETT sob o capô. O motor de 2,6 litros em linha de seis cilindros twin-turbo foi retirado, dando lugar a um grupo motopropulsor totalmente elétrico.

Por enquanto, a Nissan partilha apenas esta imagem. No entanto, o R32 GT-R EV apareceu no final do mês passado no Japão, durante o R’s Meeting no Fuji Speedway. O projeto tem como objetivo “captar e recriar o encanto do BNR32, integrando a eletrificação moderna”. Visualmente, é quase idêntico ao carro original, mas as luzes de nevoeiro foram removidas e as pinças de travão são agora cor de laranja.

Uma vez que a Nissan mantém o secretismo sobre as especificações técnicas, por agora só podemos especular. Assumindo que continua a ter tração integral, o GT-R possui dois motores eléctricos – um para cada eixo. O Ariya Nismo é proposto com 430 CV e 600 Nm, bem acima dos 276 CV e 368 Nm fornecidos pelo motor de combustão original do R32.

Embora o R32 GT-R EV seja provavelmente um modelo único, a Nissan já sugeriu fortemente que a próxima geração do Godzilla será elétrica. O conceito Hyper Force tinha o ADN do GT-R escrito por todo o lado, além de baterias de estado sólido e uns colossais 1341 CV. O fabricante japonês deixou de gastar dinheiro em novos motores de combustão, pelo que o R36 será provavelmente um veículo elétrico.

Uma vez que as baterias de estado sólido da Nissan não chegarão antes de 2028, é pouco provável que o supercarro da próxima geração chegue até ao final da década. Entretanto, o R32 elétrico será apresentado publicamente no TAS entre 10 e 12 de janeiro. O R35 também estará presente na versão GT-R Nismo Special Edition para o mercado japonês.

Exit mobile version