Embora os supercarros não sigam o ciclo de vida típico de 6-7 anos de um veículo normal, o Godzilla já é um automóvel… antigo. Contudo, e avançando rapidamente para 2024, a geração R35 ainda não está disposta a reformar-se. Um executivo da Nissan sugere que esta super máquina V6 vai ficar por cá.
Em declarações à revista australiana Drive, o Vice-Presidente Sénior da Nissan prometeu “não fazer um GT-R incompleto, não é essa a intenção”. François Bailly acrescentou que o fabricante continua empenhado em fabricar automóveis desportivos, mencionando que não arranjou emprego na Nissan para construir um monovolume. De qualquer forma, a marca tem esse segmento coberto com vários veículos de transporte familiar.
O R36 não será lançado tão cedo, pois o executivo da Nissan argumenta que a tecnologia EV não está pronta para este tipo de aplicação de alto desempenho. François Bailly estava a aludir às baterias de estado sólido, que não chegarão antes de 2028. O conceito Hyper Force do ano passado, com 1.341 CV, sugeriu as perspectivas de um GT-R totalmente elétrico com a inovadora tecnologia de baterias.
Noutro contexto, o vice-presidente da Nissan Europa para a engenharia de grupos motopropulsores, elogiou as baterias de estado sólido. Em declarações à Auto Express, Matthew Wright argumentou que estas vão ser um “fator de mudança” ao aumentarem a velocidade de carregamento e a densidade energética. E prosseguiu dizendo que as baterias em estado sólido resolverão um dos principais problemas dos atuais veículos elétricos – o peso.
A instalação de uma bateria mais pequena permitiria reduzir o peso, o que faria toda a diferença para um automóvel de desempenho como o GT-R.
A Nissan iniciará os testes de protótipos de um veículo elétrico equipado com baterias de estado sólido em 2026, antes do lançamento de um modelo de produção em 2028. A liderar o caminho estará um “veículo produzido no Japão”, mas a sua identidade não está a ser revelada por enquanto. Realisticamente, é pouco provável que um novo GT-R chegue antes de 2029 ou 2030. Assumindo que o carro atual se mantém até lá, o R35 terá 23 anos de idade no final da década.
No entanto, pode não sobreviver por mais 5-6 anos. A publicação japonesa Mag-X informou em março que 2025 seria o último ano para o atual GT-R. A alimentar este rumor está o anúncio da Nissan de uma produção limitada para o GT-R 2025 no Japão. Se este for retirado, isso significa que haverá um hiato de vários anos até o R36 estar pronto?
Entretanto, as vendas do GT-R aumentaram 584% nos Estados Unidos no ano passado. Por mais impressionante que isso possa parecer, apenas 390 carros foram vendidos em 2023, em comparação com 57 unidades no ano anterior. Vê-lo desaparecer sem um substituto imediato seria triste. O Lamborghini Huracán também vai desaparecer em breve, mas pelo menos vai receber um sucessor híbrido V8.
Mesmo que tenhamos um GT-R de próxima geração com um motor de combustão, ele não terá um ICE totalmente novo. A Nissan afirmou recentemente que deixou de gastar dinheiro no desenvolvimento de novos motores, pelo que um R36 que não seja totalmente elétrico utilizaria provavelmente uma evolução do venerável VR38DETT.