O construtor chinês Nio, que até agora só produziu modelos de gama média e topo de gama, lança-se no mercado de massas com um automóvel elétrico compacto que será comercializado na Europa a um preço muito agressivo.
De momento, a Nio é uma marca pouco conhecida na Europa. Para os não iniciados, basta saber que se trata de uma das poucas marcas chinesas independentes, sem ligações particulares a outras marcas asiáticas e sem joint-venture com uma empresa ocidental.
Um caso bastante raro quando a maior parte dos outros “grandes” que saem da China estão em alianças. A Nio, que se notabilizou por se dedicar à troca de baterias em estações especiais na China, decidiu ir mais longe na Europa, deixando de se contentar com a produção de hatchbacks e SUV para um público bastante abastado. Os chineses começam claramente a compreender as expetativas dos europeus, que querem modelos mais acessíveis.
Seguindo as pisadas da Leapmotor, que acaba de se impor com através da Stellantis, a Nio põe mãos à obra com o Firefly, um estranho carro compacto elétrico que será comercializado na Europa a um preço que desafia toda a concorrência.
Em todo o caso, a Nio fez tudo o que estava ao seu alcance na sua apresentação oficial, já que a outra novidade era a berlina ET9 de 5,30 metros de comprimento, ao estilo do Série 5 GT Touring, cujo preço base de mais de 100.000 euros não assustou os primeiros 999 clientes que encomendaram a limusina com a sua bateria de 100 kWh.
O Nio Firefly foi concebido pelo gabinete europeu da Nio na Alemanha. As pré-encomendas já estão abertas na China, com preços a partir de 19 500 euros para um modelo que já obteve as melhores classificações nos testes de colisão. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025, mas a Nio manteve-se bastante discreta quanto às especificações técnicas do veículo, que, no entanto, terá uma “bagageira” (porta-bagagens frontal). Isto sugere que o Firefly terá tração traseira, mas teremos de esperar pela primavera para saber mais.
Em qualquer caso, com um preço chinês tão agressivo, podemos esperar um preço inferior a 30.000 euros em França, sem o bónus, o que seria uma proposta atrativa num segmento que ainda está relativamente sub-representado, com o Peugeot e-308 e outros MG4, para além dos modelos mencionados acima.
Por enquanto, a categoria dos automóveis elétricos compactos é mais povoada por SUV do que por berlinas. Mas, como vimos no Salão Automóvel de Paris com o Skyworth, os chineses estão a começar a considerar outros estilos de carroçaria. Resta saber se os europeus vão adotar um estilo tão distinto, tendo em conta os seus hábitos de compra mais conservadores.