Foi o próprio William Li, cofundador e CEO da Nio, quem colocou à prova a nova bateria de estado semissólido (SSB) de 150 kWh. Ao volante de um Nio ET7, Li e o seu copiloto atingiram uma autonomia de 1044 km com 3% de capacidade restante da bateria, o que provavelmente proporcionaria 30 quilómetros adicionais de autonomia.
A viagem de teste durou 14 horas e foi transmitida em direto online, tendo começado num domingo de manhã, às 6h32, numa estação de troca de baterias em Xangai. O primeiro copiloto de Li foi Shen Fei, Diretor da Nio Power. Durante a viagem, William revelou que a bateria de 150 kWh já tinha sido testada numa rota entre Kunming e Beihai, estabelecendo um recorde para veículos elétricos produzidos em grande escala, percorrendo 1145 quilómetros.
Durante 92% do tempo – 957 km – o ET7 circulou com o Navigate-on-Pilot+ ativado, o sistema de condução autónoma da Nio. A velocidade máxima foi limitada a 90 km/h e o consumo de energia foi de 13,2 kWh/100 km. A velocidade média da viagem foi de 83,9 km/h. O tempo de viagem foi de 12,4 horas, excluindo paragens e pausas, e de 14 horas no total.
O conjunto completo de 150 kWh pesa 575 kg, apenas mais 20 kg do que o conjunto de 100 kWh do atual da Nio, com 555 kg. As suas dimensões são 2062/1539/186 mm (comprimento/largura/altura), as mesmas de todas as outras baterias da marca. O peso médio do Nio ET7 é de 2.490 kg.
O fabricante de baterias WeLion New Energy Technology, sediado em Pequim, desenvolveu a bateria em estado semissólido de 150 kWh. Foi anunciada há três anos no Nio Day 2020 quando foi anunciado o lançamento do novo modelo ET7. A nova bateria é, no entanto, muito cara, podendo custar tanto como um automóvel elétrico completo como um ET5.