Revistacarros

Neste país os carregadores são só para uma marca de automóveis

Há um país no mundo onde os pontos de carregamento são um privilégio reservado a uma só marca de automóveis…

O construtor vietnamita Vinfast é ainda uma criança no mundo automóvel. Mas é preciso lembrar que esta marca foi lançada há menos de dez anos (em 2018).

E, embora planeie vender alguns dos seus modelos na Europa, está a sair-se muito bem no seu país de origem, apesar de uma decisão arriscada. Há três anos, a Vinfast anunciou que se tornaria um fabricante 100% elétrico, uma decisão também tomada por outros fabricantes em todo o mundo… que entretanto reviram os seus planos.

Não é o caso da empresa vietnamita que, em poucos anos, se tornou o primeiro vendedor de automóveis no Vietname, à frente da Toyota e companhia. Três fatores explicam facilmente este facto. O primeiro é, evidentemente, o facto de os vietnamitas se orgulharem de conduzir um carro fabricado localmente, um reflexo que pode ser descrito como nacionalista.

A outra razão para este sucesso é que o Vietname isenta os automóveis elétricos das pesadas taxas de registo (que representam 10 a 15% do preço de compra, dependendo da região). Por último, se alguns automobilistas se sentirem tentados a comprar um carro elétrico chinês ou coreano, há uma boa razão para não o fazerem.

No Vietname, a Vinfast afirma já ter criado uma grande rede de carregamento com 3000 supercarregadores e 150 000 pontos de carregamento. É um número não verificável, mas na autoestrada, os clientes da marca estão bem servidos. revista automóvel. Os postos de carregamento rápido da Vinfast fornecem até 120 kW de potência. Para não ter de esperar eternamente numa longa viagem em autoestrada.

Como qualquer outro automobilista do mundo, os vietnamitas precisam de garantias para mudar para carros elétricos. Por isso, tal como a Tesla, a Vinfast desenvolveu a sua própria rede de pontos de carregamento e de supercarregadores, que podem ser encontrados nos seus concessionários, bem como em locais públicos, incluindo, obviamente, as auto-estradas.

Como já vimos, estes últimos oferecem pontos de carregamento rápido de corrente contínua com uma capacidade até 120 kW. É certo que há estações ainda mais potentes no nosso país, mas isso não é mau o suficiente se não quisermos passar muito tempo a abastecer-nos de kWh.

E alguns clientes vietnamitas são ainda mais pacientes porque, até 30 de junho de 2027, o carregamento é gratuito para quem tiver comprado o seu automóvel (com bateria). Os condutores da Vinfast têm ainda outro privilégio. São os únicos a ter acesso aos pontos de carregamento instalados pelo construtor no país!

E chegámos ao fim do círculo, porque a única rede pública de carregamento no Vietname é a da Vinfast. Assim, não poderá recarregar um automóvel Hyundai, Toyota ou chinês no Vietname. Para estes últimos, a única forma de se abastecerem de kWh será em casa!

No entanto, não há nada no Vietname que impeça outros fabricantes de desenvolverem as suas próprias redes. Mas, para já, nenhum deles tentou.

Leia também: É elétrico e barato, mas não é para nós

Marca de automóveis

Exit mobile version