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Veículo reparado, mas o problema está de volta

A lei protege-o. Se recorrer a uma oficina legalmente estabelecida, é-lhe concedida uma garantia de reparação durante 3 meses ou 2.000 km., a não ser que a peça tenha uma garantia superior. Além disso, há muitas oficinas que oferecem uma garantia comercial adicional. Mas não poderá desfrutar de qualquer um destes direitos, se não tiver um comprovativo de depósito ou uma fatura de reparação. A maioria dos conflitos entre os clientes e as oficinas surgem devido a reparações deficientes, defeitos de fabrico ou pouca duração de algumas peças, que obrigam a várias deslocações à oficina. Quando o prazo de garantia do veículo já expirou, o orçamento detalhado por escrito é fundamental para resolver conflitos. Comece por tentar resolver o assunto diretamente na oficina. Se não conseguir chegar a um entendimento, apresente uma reclamação por escrito junto da gerência da empresa ou dos serviços centrais (assistência ao cliente) do representante da marca. Na carta, descreva resumidamente o sucedido de forma objetiva, indicando o tipo de serviço solicitado, a data da entrega e da devolução do veículo e as deficiências encontradas. Estabeleça um prazo razoável para a resolução do problema. Se o conflito se mantiver, só deverá entregar o veículo para reparação noutra oficina depois de ter uma prova da recusa da primeira oficina com a qual tentou sem sucesso resolver o problema.

Ricardo Carvalho

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