Os amortecedores são um dos principais elementos da segurança do seu veículo. Ao estabelecer a ligação das rodas à estrada, fornecem uma maior aderência, proporcionando assim, proteção e comodidade ao volante.
A sua substituição deve ocorrer antes dos 100 mil km e é uma tarefa que deve ser feita por um profissional. Contamos-lhe como pode perceber se os seus amortecedores estão ou não prontos para serem trocados.
Como é do conhecimento geral, o grande protagonista da suspensão é o amortecedor e é exatamente esse elemento que merece maior atenção. A forma mais básica de conhecer o estado dos amortecedores passa por uma simples inspeção detetando fugas, marcas ou rasgos. O desgaste de um amortecedor acontece de forma progressiva e lenta, tão lenta que o condutor dificilmente sente as alterações. Existem várias formas de perceber se os amortecedores estão gastos.
A troca dos amortecedores torna-se obrigatória e é uma tarefa que não aconselhamos a fazer em casa. A oficina é, por isso, o melhor local para o fazer, já que tem as ferramentas adequadas e também quem conhece a teoria e a prática do processo, como o mecânico.
Sabe verificar o mau estado dos amortecedores?
1 – O primeiro passo é fazer uma inspeção visual do elemento em si. Suba os guarda pós dos amortecedores para verificar se não existem fugas no êmbolo ou rasgos nos retentores e o-rings.
2 – Sinta a fidelidade da trajetória do automóvel em pisos irregulares e especialmente em curvas.
3 – Nos pisos em mau estado verifique se existem ruídos estranhos. Leve a direção ao batente, se ouvir estalidos ocos é porque os rolamentos do amortecedor já “entregaram a alma ao criador”.
4 – Teste a eficácia dos amortecedores num banco de ensaios. Antes de os substituir faça um teste no ripómetro. O resultado vai dizer-lhe se precisa ou não de trocar de amortecedores.
5 – Não se esqueça de verificar o estado dos pneus e o seu nível e área de desgaste, que terá de ser semelhante nas duas rodas do mesmo eixo. Se houver diferenças assinaláveis, desconfie do estado dos amortecedores.