Decorria o ano de 1988, quando a Volkswagen apresentou o Corrado, um pequeno coupé desportivo com o aspeto de um Golf achatado e mais alongado.
Embora o modelo não tenha tido o sucesso esperado, teve o mérito de marcar a sua época, de tal forma que é atualmente muito procurado no mercado dos clássicos e por “pessoal” mais jovem. Então, se o Volkswagen Corrado é um carro tão apelativo, como se explica o facto de a marca ter vendido apenas 100.000 exemplares?
Nos anos 80, a Volkswagen oferecia modelos muito pragmáticos. O Golf, lançado em 1974, foi um verdadeiro sucesso comercial, enquanto o Passat e o Scirocco seguiram o seu próprio caminho, com números de vendas competentes. Mas o sucesso não dura para sempre. No final da década, as vendas do Scirocco, um pequeno coupé desportivo, estavam em declínio. A marca alemã decidiu substituí-lo por um modelo mais moderno, para competir com os coupés japoneses que estavam em alta.
O Corrado foi, então, apresentado pela primeira vez em 1988. As linhas, embora muito simples, marcaram um ponto de viragem na história da marca. O modelo não adotou os faróis redondos que se encontravam noutros modelos da gama. Em vez disso, o Corrado tinha um aspeto mais agressivo, com 2 faróis retangulares, perfeitamente integrados de cada lado da grelha. Sempre compacto, com uma traseira ao estilo de um fastback. O design geral é muito retilíneo, o que ajuda a reforçar o aspeto musculado do Corrado.
Uma versão VR6 como destaque
O interior é muito mais convencional do que o exterior. A Volkswagen optou por utilizar o mesmo painel de instrumentos do Passat, o que infelizmente não deixou muito espaço para a exclusividade. O Corrado estava disponível em 2 versões: a 1.8 16S e a G60. A primeira era equipada com o motor de 136 CV do Golf GTI, enquanto a segunda apresentava o mesmo bloco combinado com um sobrealimentador, aumentando a potência para 160 CV. No entanto, as restrições de produção levaram a Volkswagen a retirar o Corrado G60 do catálogo nos anos seguintes.
Mas em 1991, a marca voltou a colocar uma “peça nova” na máquina e apresentou o Corrado VR6. Esta versão era alimentada por um motor 2.9 V6 de 190 CV, e manteve-se na gama até ao final da carreira do modelo, em 1995. O VR6 beneficiava de um design específico e estava equipado com um spoiler ativo que podia ser acionado a 120 km/h!
No total, a Volkswagen conseguiu vender pouco mais de 97.500 exemplares, o que não foi suficiente para repetir a experiência com uma segunda geração. Foi preciso esperar até 2008 para ver o regresso de um coupé desportivo à gama do construtor alemão, com o nome Scirocco e produzido em Portugal.
Atualmente, o preço médio de um Volkswagen Corrado ronda os 10.000 euros. No entanto, as versões VR6 e os modelos com menos quilómetros e mais bem conservados atingem preços próximos dos 20.000 euros. Os preços deverão continuar a subir ao longo dos anos, por isso, se quiser um, não demore muito!