A Bentley Motors revelou o Bentley Mulliner Batur, um novo grande coupé de duas portas limitado a 18 unidades de produção que encarna o início de uma revolução de design na Bentley.
Criado pelo Diretor de Design Andreas Mindt e pela sua equipa, o Batur é uma montra para um novo ADN de design que vem guiar o design da futura gama de Veículos Elétricos a Bateria (BEV) da Bentley.
A coleção de apenas 18 exemplares de produção do Batur é o projeto mais recente da divisão interna de construção de carroçarias da Bentley, Mulliner, e sucede ao Bacalar, uma série de 12 Barchettas individualmente especificados, desenhados e construídos à mão que relançou a construção de carroçarias na Bentley. Tal como o seu predecessor – o Bacalar – o Batur tem o nome de um belíssimo corpo natural de água. O lago Batur é um lago de 88 metros de profundidade, numa cratera com 16 km2 em Kintamani na ilha de Bali, Indonésia, e fornece água rica em nutrientes tanto para as fontes termais locais como para a agricultura.
O Batur também será o Bentley mais potente de todos os tempos, com uma versão de mais de 740 cv do icónico motor W12 biturbo de 6,0 litros montado à mão que metafórica e literalmente impulsionou o sucesso da Bentley nas últimas duas décadas. Uma vez que este motor começa a sair de cena graças ao percurso de transformação da Bentley, o projeto Beyond100, em direção à eletrificação total, o Batur é a primeira parte de uma celebração da extraordinária potência, binário e refinamento do W12. A performance do motor será compatível com o chassis Bentley mais avançado de todos os tempos, com suspensão pneumática com afinação Speed, controlo ativo elétrico anti rolamento, eLSD, quatro rodas direcionais e vetorização de binário.
Já foram reservados todos os dezoito exemplares do Batur. Cada um deles será concebido em colaboração com cada cliente, sob a orientação da equipa interna de design da Mulliner. Os clientes poderão especificar a cor e o acabamento de praticamente todas as superfícies do Batur, para criar um automóvel tão individual como ele é. Cada um deles será depois trabalhado à mão ao longo de vários meses nas instalações da Mulliner, na fábrica neutra em carbono da Bentley em Crewe, Inglaterra, com as primeiras entregas previstas para meados de 2023.