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Lançado aquando da celebração do centenário da Mitsubishi Motors, em 2017, o Eclipse Cross surgiu como um SUV desportivo com um estilo único e dinâmica apurada, concentrando a essência dos automóveis Mitsubishi numa adição totalmente nova à gama de SUV da MMC (Mitsubishi Motors Corporation).

Posicionado entre o ASX e o Outlander, o seu design arrojado em forma de coupé, reconhecida qualidade japonesa, dinâmica de condução envolvente, inteligente organização do interior e detalhes inovadores permitiram à Mitsubishi Motors alcançar novos segmentos de clientes, num mercado em constante expansão à escala mundial como é o dos SUV – no qual a categoria dos “Compactos” apresenta o crescimento mais significativo, onde a Mitsubishi Motors integra um pequeno clube das “verdadeiras marcas SUV“.

Mecanicamente, a adaptação do sistema PHEV ao Eclipse Cross foi simples. O motor a gasolina é um 2,4 litros de 98 CV que trabalha em colaboração com dois propulsores elétricos – um dianteiro e um traseiro – de 82 e 95 CV respetivamente, e uma bateria de 13,8 kWh. A potência conjunto é de 188 CV. Este esquema permite oferecer ainda um tradicional sistema de tração integral permanente S-AWC, tudo sem necessidade de possuir uma caixa de velocidades. O funcionamento é simples. Em condições normais, o Eclipse funciona como um elétrico puro até aos 135 km/h. Assim que ultrapassa esta velocidade ou fica sem bateria, o motor térmico é ativado e pode servir para o locomover ou como gerador para carregar a bateria.

O Eclipse Cross PHEV vai estar disponível em Portugal num único equipamento, eMOTION, cuja lista de equipamento é desde logo bastante extensa, englobando itens como faróis dianteiros (incluindo os de nevoeiro) totalmente em LED, jantes de 18” e pneus 225/55, barras de tejadilho, câmara traseira, bancos em pele e alcantara (os dianteiros aquecidos), head-up display, volante em pele com comandos áudio e Bluetooth, cruise control e limitador de velocidade, ar condicionado automático bi-zona, sistema SDA de 8”, controlo remoto por smartphone, 7 airbags (condutor, passageiro, cortina, laterais e joelhos) e todos os sistemas de segurança já mencionados, em conjunto com toda a tecnologia PHEV da Mitsubishi Motors.

Chega aos concessionários em junho estando a versão eMOTION disponível desde 46.728 euros. Ao anunciar emissões de 46 g/km e uma autonomia EV de 55 km em WLTP (ciclo urbano), o Eclipse Cross é ainda elegível para os incentivos governamentais em vigor para veículos plug-in, a que se juntam as vantagens ao abrigo da fiscalidade verde. Neste sentido a Mitsubishi disponibiliza ainda uma campanha para empresas que coloca o Eclipse Cross PHEV nos 32.990 euros + IVA e, como tal, no escalão de 10,0% de tributação autónoma, tornando-o assim uma proposta também apetecível para o cliente empresarial. 

Ricardo Carvalho

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