A Mitsubishi Motors Europe apresentou o novo Mitsubishi Outlander, SUV do segmento D cuja produção arranca ainda este ano, estabelecendo mais uma importante etapa da sua reentrada no mercado europeu, iniciada com os lançamentos dos novos ASX e Colt.
A nova geração deste modelo emblemático da marca, pioneiro no formato PHEV + SUV, foi desenvolvida para o mercado europeu, oferecendo níveis de dinamismo e sofisticação que traduzem um novo paradigma no segmento. Desenhado sob o conceito de produto I-Fu-DoDo, que significa “autêntico e majestoso”, oferece tecnologia PHEV de grande autonomia, um design expressivo, níveis superiores de segurança e conforto e índices de qualidade de acordo com as exigências dos consumidores europeus.
O novo Outlander PHEV baseia-se no sucesso internacional e no legado das suas três gerações anteriores. O antecessor do novo modelo vendeu 200 000 unidades na Europa desde a sua introdução em 2013 e conquistou inúmeros prémios, fruto de um reconhecimento generalizado pela sua excelência e pioneirismo na associação do conceito SUV à tecnologia PHEV. Esta quarta geração do Outlander e a segunda iteração do veículo híbrido plug-in tira partido das sólidas bases do modelo que o antecedeu, oferecendo novos níveis de inovação aos clientes europeus.
O design do novo Outlander confere-lhe uma estética distinta e um carácter ousado, que remete para viagens de aventura. A assinatura da marca Dynamic Shield destaca-se na secção dianteira, enquanto de perfil revela uma postura que transmite estabilidade, através das suas linhas musculadas. Na secção traseira, o estilo hexagonal esculpido exprime força e a posição horizontal das luzes reforçam a perceção de estabilidade e imponência.
No habitáculo, sobressai a qualidade típica do fabrico japonês e uma atenção meticulosa aos detalhes, com uma seleção apurada de cores e materiais, resultando numa perceção de qualidade, tranquilidade e amplitude de espaço.
Integra uma motorização PHEV completamente revista, o que permitiu aumentar a sua autonomia em modo elétrico, oferecendo a capacidade de aceleração instantânea própria dos veículos elétricos e um funcionamento melhorado que proporciona baixo ruído no habitáculo.
O sistema combina um eficiente motor a gasolina de quatro cilindros, dois motores elétricos de elevada potência e uma bateria de iões de lítio maior, bem como uma transmissão shiftby-wire para aumentar a potência relativamente ao modelo da geração anterior em cerca de 40%. A bateria de propulsão, agora com uma capacidade total de 22,7 kWh, permite conduzir durante uma maior distância em modo elétrico e evitar ligar o motor de combustão. De acordo com o teste oficial WLTP, o modo exclusivamente EV alcança uma autonomia de até 87 km.
O motor elétrico montado na dianteira produz 85 kW/255 Nm, enquanto a unidade traseira fornece 100 kW/195 Nm. Esta possui agora um volume menor graças a uma unidade de controlo do motor integrada. Visando um aumento de eficiência, a bateria de maiores dimensões fornece uma potência contínua 108% superior à da geração anterior devido à menor resistência interna da bateria. A nova refrigeração a líquido permite que o conjunto alcance todo o seu potencial, garantindo uma aceleração pronta e mantendo uma condução silenciosa, independentemente das condições.
O novo Outlander PHEV também beneficia do sistema de bomba de calor, reduzindo o consumo de energia elétrica mesmo quando o sistema de climatização está a ser utilizado, o que contribui para uma maior autonomia EV, mesmo com baixas temperaturas no exterior.
Embora os elementos de base do motor de combustão permaneçam semelhantes aos encontrados na geração anterior – 2360 cc, 16 válvulas e DOHC -, a equipa de desenvolvimento introduziu um sistema de recirculação de gases de escape, canais de refrigeração expandidos e um coletor de escape integrado para aumentar a eficiência de combustível e a performance.
A unidade de 100kW/203Nm funciona na perfeição com os componentes eletrificados para proporcionar uma experiência dinâmica e ininterrupta, atingindo uma potência combinada de 225kW (ou 302 CV). O aumento na capacidade do depósito de combustível para 53 litros permitiu aumentar a autonomia total em modo híbrido. De acordo com o ciclo de testes oficial, o novo Outlander PHEV apresenta uma eficiência de combustível de 0,8l/100 km, emissões de 18g/km ou 19g/km de CO2, quando equipado com jantes de 18” ou 20”, respetivamente, e uma autonomia total de 844 km. O aumento da potência permitiu também melhorar a aceleração dos 0 aos 100 km/h, que pode agora ser cumprida em 7,9 segundos.