fbpx




A Mini revelou finalmente o novo Aceman, um crossover totalmente elétrico destinado a competir no segmento em expansão dos SUV subcompactos. O irmão mais alto do Mini Cooper oferece um habitáculo mais espaçoso sem sacrificar a agilidade urbana.

O design do Mini Aceman combina as caraterísticas do Cooper hatchback com os pormenores angulares do Countryman SUV. Quantidades generosas de revestimento de plástico preto mate em torno da carroçaria e barras de tejadilho evitam que se assemelhe a um hatchback alto, dando-lhe a desejável postura de crossover que os consumidores tanto gostam atualmente.

O tejadilho flutuante é característica típica do design Mini, tal como a grelha octogonal na frente. Esta última serve sobretudo para fins decorativos, enquanto a entrada inferior do para-choques proporciona refrigeração suficiente para os componentes internos do EV. A gama Aceman oferece quatro versões diferentes – Essential, Classic, Favoured e JCW – cada uma com o respetivo emblema no perfil e jantes de liga leve de 17 a 19 polegadas. Além disso, o emblemático JCW apresenta um design exclusivo para os para-choques, um tejadilho em Vermelho Chili e faixas no capô, além de um acabamento em preto brilhante para o revestimento.

O Aceman mede 4.075 mm de comprimento, 1.754 mm de largura e 1.495 mm de altura, o que o coloca na base do segmento SUV subcompacto (B-SUV).
Apesar das suas dimensões reduzidas, os designers da Mini mantiveram-se fiéis ao princípio de design “Utilização inteligente do espaço” da marca, realçando o caráter prático da sua nova oferta. Consequentemente, o habitáculo apresenta uma disposição de cinco lugares com 300 litros de espaço de carga.

O interior é muito semelhante ao do Cooper, com o ecrã tátil OLED circular de 9,44 polegadas no centro a ser o único ecrã. Embora a maioria das funções esteja integrada no ecrã tátil, existem alguns interruptores para o arranque/paragem, travão de estacionamento, seletor de velocidades, modo de experiência e controlo de volume, facilitando a vida ao condutor.

Aceman, só elétrico 
O Mini Aceman partilha as suas bases com o Mini Cooper elétrico, pelo que não é de surpreender que os dois modelos ofereçam os mesmos grupos motopropulsores e baterias. O Aceman E de entrada de gama vem equipado com um único motor elétrico que produz 184 CV e 290 Nm de binário. Possui uma bateria de 40,7 kWh, proporcionando uma autonomia WLTP de 310 km.

O Aceman SE possui um motor elétrico mais potente, produzindo 218 CV e 330 Nm de binário, mais uma vez enviando potência para as rodas dianteiras. Com uma bateria maior, de 54,2 kWh, consegue uma autonomia de 406 km.  A produção do Aceman arrancará na China, seguida da fábrica da Mini em Oxford, no Reino Unido, a partir de 2026.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade