Como sabe, o novo MINI Countryman não é um verdadeiro todo-o-terreno de fábrica, mas isso pode mudar com a ajuda de verdadeiros especialistas como a equipa de rali X-raid e os tuners da delta4x4.
Veja como o SUV britânico, com variantes de tração integral ALL4, se transforma num verdadeiro veículo de aventura.
A peça central da conversão é o “kit de folga da suspensão” especial delta4x4, composto por espaçadores de alumínio. Este componente aumenta a distância ao solo do veículo em 2 cm, facilitando a entrada em terrenos difíceis. De facto, fala-se mesmo de uma melhoria de 4 cm na distância ao solo.
Equipado com jantes B RUGGED no tamanho 17×8 e pneus 235/60 R17 com o símbolo do floco de neve (M+S), o Countryman modificado está perfeitamente equipado para qualquer terreno.
Um destaque especial é a jante amovível, que pode ser facilmente substituída em caso de danos, de modo a que a jante permaneça intacta e o veículo esteja sempre pronto a ser utilizado.
Quer seja a diesel ou a gasolina (150 ou 218 CV), a atualização off-road está disponível para ambas as variantes. Está também prevista uma opção de 18 polegadas com os novos pneus Hanma 18×8.5. Isto significa que as variantes com sistemas de travagem maiores (JCW com 300 CV) também podem ser equipadas com o kit.
No entanto, o comunicado de imprensa não faz qualquer referência a uma versão elétrica, embora a eletrificação já esteja a ser planeada para “permitir aventuras todo-o-terreno sustentáveis”, como se diz literalmente. Afinal de contas, é preciso adaptarmo-nos aos tempos.
Quer seja no frio extremo ou no calor abrasador, o MINI Countryman transformado parece estar pronto para enfrentar qualquer desafio. Com a experiência da X-raid, vencedora de vários Dakar, e do especialista em conversões todo-o-terreno delta4x4, o resultado deve ser convincente em qualquer terreno.
Todo o conjunto é visualmente acentuado pelo impressionante revestimento laranja da X-raid, que confere ao veículo um aspeto inconfundível. Será interessante ver se o BMW X1, que está intimamente relacionado com o Countryman, também pode ser elevado…
O preço desta preparação não foi anunciado, mas mostra que mesmo um todo-o-terreno pode ser retirado do asfalto com algumas atualizações. Prepararia o seu carro desta forma ou preferiria um todo-o-terreno puro muito mais caro?