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Michelin e DHL Express testam pneus UPTIS sem ar

Uma frota de 50 furgões de distribuição da DHL Express montará o pneu sem ar Michelin UPTIS, para efetuar entregas de última milha em Singapura antes do final de 2023.

O programa piloto terá início com os primeiros veículos equipados com esta tecnologia a circularem a partir de 10 de janeiro. Deste modo, a tecnologia Michelin UPTIS será ensaiada em condições reais um ano antes do previsto, graças à colaboração entre Michelin e DHL.

O protótipo UPTIS é um conjunto jante/pneu à prova de furos, destinado a automóveis de turismo e furgões ligeiros, que, em vez de ar, utiliza uma estrutura revolucionária, capaz de suportar o veículo, assegurando a robustez da roda, e garantindo o conforto e a segurança durante a condução. Concebido como uma solução “plug-and-play”, o UPTIS permite aos utilizadores não terem de preocupar-se com os perigos da estrada que possam afetar os pneus, e limita o número de pneus inutilizados devido a furos.


Este pneus permite à DHL otimizar a produtividade da sua frota, uma vez que são eliminados os problemas relacionados com a perda de pressão dos pneus e os furos, reduzindo a frequência de substituição dos mesmos.

A tecnologia sem ar é a chave da visão da Michelin de um pneu totalmente sustentável para 2050. Atualmente, 20% dos pneus são prematuramente inutilizados devido a furos e a baixa pressão de insuflação (12%), ou ao desgaste irregular causado por uma pressão deficiente (8%). Com base em pesquisas internas2, a Michelin prevê que a tecnologia sem ar Michelin UPTIS poderia evitar a inutilização prematura de até 200 milhões de pneus por ano em todo o mundo, ou uma poupança de 2 milhões de toneladas de material, o equivalente a cerca de 200 vezes o peso da Torre Eiffel.

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