A Ferrari escolheu a Michelin enquanto fornecedor oficial de pneus para o seu novo Ferrari 296 GTB.
Como resultado, a Michelin fornecerá dois pneus diferentes para o novo superdesportivo híbrido italiano: o Pilot Sport 4S K1, para condução principalmente em estrada, e o Pilot Sport Cup 2R K2, homologado para utilização em estrada, destinado aos condutores que procuram alcançar os limites do seu automóvel em circuito.
Com o lançamento de cada novo modelo, a Ferrari supera a performance da geração anterior. A Michelin partilha desta filosofia, e, desde há muitos anos, assume o desafio juntamente com o fabricante de automóveis desportivos, desenvolvendo pneus especiais sob medida.
Os pneus do Ferrari 296 GTB são o resultado de um projeto de desenvolvimento conjunto entre a Michelin e Ferrari, e são identificados através da marcação específica “K” no flanco. Uma conceção feita sob medida era a única solução para alcançar os níveis de performance exigidos pela Ferrari. As equipas da Michelin foram envolvidas no projeto logo desde o seu início, para o qual foram necessários 18 meses e quatro ciclos de desenvolvimento, desde o momento em que se definiram as especificações técnicas do veículo.
A utilização de avançados sistemas de simulação digital de última geração desempenhou um papel determinante no desenvolvimento, ao permitir reduzir consideravelmente a pegada ambiental, graças ao fabrico de um menor número de protótipos de pneus de teste, além de reduzir os testes físicos e o tempo de desenvolvimento. A simulação permitiu, também, uma afinação precisa dos pneus para as caraterísticas especiais do veículo.
Durante as sessões de testes, algunas das quais foram levadas a cabo no circuito de Fiorano (Itália), a Michelin recolheu informação valiosa para alcançar os mais elevados níveis de performance em termos de aderência, comportamento e precisão de condução.
A Michelin desenvolveu dois componentes inovadores e duas tecnologias especiais, para criar dois pneus com utilizações muito diferentes, e fê-lo no âmbito da estratégia “Tudo Sustentável” do Grupo: menor consumo de matérias-primas, menor resistência ao rolamento, e redução tanto do número de pneus fabricados, como do número de testes físicos realizados durante o processo de configuração e afinação.