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Os pneus não são a parte mais glamorosa de um automóvel, mas podem fazer toda a diferença no que respeita ao comportamento.

Cada vez mais, os fabricantes estabelecem parcerias com empresas de pneus para desenvolver pneus personalizados, permitindo que os engenheiros adaptem melhor aspectos como a suspensão, a direção e a travagem a um composto específico.

E isso requer uma quantidade incrível de trabalho. O canal do YouTube Tyre Reviews visitou os campos de testes da Michelin em Ladoux, França, para descobrir o que foi necessário para os engenheiros desenvolverem o pneu Michelin Pilot Sport S 5 que se encontra no novo Mercedes-AMG GT. Embora utilizem o mesmo nome que o Sport S 5, a versão AMG utiliza uma configuração de borracha totalmente diferente.

Os pneus utilizam três compostos diferentes, constituídos por diferentes secções do piso. A parte interior da banda de rodagem dianteira é direcionada principalmente para a aderência em piso molhado, enquanto a banda de rodagem intermédia é direcionada para o desempenho em piso seco. A parte exterior do pneu é de borracha de alta resistência, adequada para trabalhos em pista. Na traseira, existem duas secções para a aderência em piso molhado e uma secção intermédia para o desempenho em piso seco. No exterior, encontrará um composto orientado para o desempenho em piso seco.

A Michelin dedicou três anos apenas a estes pneus, passando por 25 compostos diferentes à frente e 20 compostos atrás, antes de chegar a uma combinação final. Tudo isto, apenas para um automóvel.

Ricardo Carvalho

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