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No início de 2010, a Manhart lançou uma verdadeira bomba. O tuner alemão, habituado a criações baseadas em BMWs, apresentou o seu MH3 CSL V10 Clubsport.

Como a sua designação sugere, este monstro sobre rodas foi baseado num M3 E46 CSL mas conta com um motor V10 em vez de um 6 cilindros em linha. É um verdadeiro unicórnio, uma vez que apenas um foi produzido. O seu paradeiro atual é desconhecido…

Enquanto a Manhart é hoje conhecida pelas suas preparações extravagantes, mesmo que estas permaneçam mais sóbrias do que as assinadas pela Mansory, o preparador alemão concentrou-se mais na otimização do desempenho há alguns anos atrás. Este MH3 CSL V10 Clubsport é um exemplo perfeito, mesmo que o termo “otimização” não seja realmente apropriado, dada a extensão das modificações.

A Manhart teve uma nova boa ideia e preparou um BMW M3 E46 CSL. Este já era um carro muito potente, com o seu motor 3.2 de 6 cilindros em linha de 360 CV, mas claramente não era suficiente para o tuner, que decidiu aumentar o desempenho do carro desportivo. Sem ser pouco ambiciosa, a equipa simplesmente substituiu o bloco original por um V10 emprestado do M5 E60. Uma solução um pouco radical mas, afinal de contas, quantos mais cilindros, melhor! A potência saltou de 360 para 568 CV, com 550 Nm de binário.

Infelizmente, a Manhart nunca comunicou o desempenho desta máquina diabólica. Dito isto, podemos ter uma vaga ideia se olharmos para as capacidades do M3 E46 CSL original, que conseguia ir dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos. Podemos, portanto, imaginar que, com o aumento de potência proporcionado pelo V10, a aceleração deve ser ainda mais vertiginosa. Além disso, a Manhart também optimizou a caixa de velocidades sequencial SMG para tornar as passagens de caixa ainda mais rápidas. Todo o conjunto foi equipado com jantes MHR Concave One de 20 polegadas, enquanto os discos de travão de 380 mm foram fornecidos pela Porsche.

Quanto ao habitáculo, está de acordo com o que estava escondido sob o capot. A Manhart instalou uma barra de proteção e bancos de balde em pele e Alcantara, retirados de um Porsche. Os painéis das portas e o painel de instrumentos foram colocados em fibra de carbono, enquanto o volante foi revestido em microfibra. O tuner também acrescentou um pequeno ecrã, no lugar de uma das saídas de ar centrais, para indicar a velocidade do motor e a temperatura de funcionamento do V10. Para aligeirar as coisas, a Manhart também retirou o ar condicionado e o rádio.

Ricardo Carvalho

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