A empresa-mãe da MG, a SAIC, prepara-se para entrar na Europa com a marca IM de automóveis elétricos de luxo. O primeiro a chegar será o IM L6.
A marca IM pode não estar no seu radar. É propriedade do fabricante chinês SAIC, que também detém a MG, mas até agora os modelos desta marca não chegaram aos mercados internacionais. Isto está prestes a mudar e tudo aponta para que 2025 seja um ano chave para a sua chegada à Europa.
A Intelligent Mobility (IM) prevê chegar à Europa este ano, segundo vários meios de comunicação social, e fá-lo-á com dois dos seus modelos, a berlina elétrica L6 e o SUV LS6, também elétrico. Verificámos esta informação junto da MG, que confirmou o facto e nos disse em que países serão vendidos os primeiros modelos desta marca.
“Sim, a notícia é verdadeira, algumas unidades do IM L6 já estão a ser enviadas para a Europa”, explicou a marca. No entanto, explicam também que “numa primeira fase, apenas será comercializado nos seguintes países: Reino Unido, Noruega e Suíça”.
Isto deixa de fora outros mercados potenciais onde os automóveis elétricos são fortes, como a Suécia e a Dinamarca. Nem a Alemanha ou a França estão entre os países escolhidos e, claro, nem Portugal. Contudo, poderá chegar ao nosso país para o ano.
O IM L6 é um sedan elétrico que foi concebido para competir com grandes nomes do segmento E, como o Mercedes EQE, o Audi e-tron GT, o BYD Han e, sobretudo, o Tesla Model S e o Xiaomi SU7. Tem um comprimento de carroçaria de 4,93 metros e está disponível em duas versões diferentes.
Por um lado, existe uma versão de tração traseira com um único motor que desenvolve 250 kW (340 cv) de potência, enquanto por outro lado existe o L6 Max Lightyear Edition, um modelo equipado com um sistema de propulsão com dois motores (um em cada eixo) e uma potência combinada de 540 kW (734 CV).
A caraterística mais interessante desta segunda versão é a sua bateria de estado semi-sólido com uma capacidade energética de 123,7 kWh, o que, segundo o ciclo de homologação chinês, se traduz numa autonomia de 1.002 quilómetros por carga. Estima-se que esta autonomia desça para cerca de 850 quilómetros de acordo com o protocolo WLTP utilizado na Europa.
Da mesma forma, este sistema baseia-se numa arquitetura eléctrica de 900 volts com uma capacidade de carregamento rápido em corrente contínua de 400 kW. De acordo com o ciclo CLTC, isto traduz-se numa capacidade de recuperação de 400 quilómetros de autonomia em cerca de 12 minutos.
Estes valores corresponderão ao modelo topo de gama. No entanto, a gama incluirá também versões com baterias convencionais que permitirão certificar uma autonomia de cerca de 600 quilómetros. Tudo isto se traduzirá também em preços mais baixos para competir com os modelos mais generalistas.
Concebida para o mercado premium, a IM L6 contará com os últimos avanços tecnológicos do mercado. Isto significa oferecer sistemas como a direção às quatro rodas, um chip NVIDIA DRIVE Orin, um sistema multimédia alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon SA8295P de quarta geração e um radar LiDAR de alta precisão e de longo alcance.
Em termos de preços, o IM Motors L6 está à venda na China a partir de 345.900 yuan (cerca de 45.000 euros) para o Max Lightyear Edition, enquanto os modelos mais simples têm um preço inferior a 220.000 yuan (cerca de 29.000 euros).