A MG anunciou uma estreia surpreendente para o Festival de Velocidade de Goodwood de 2024, com o conceito Cyber GTS. O EV de tração traseira é uma versão coupé do roadster MG Cyberster, que poderá levar a uma oferta de produção.
O MG Cyber GTS Concept partilha a maior parte da sua carroçaria com o Cyberster, incluindo toda a secção dianteira, os para-choques e os faróis. No entanto, a capota de tecido retrátil do roadster foi substituída por um tejadilho fixo, resultando numa linha de tejadilho mais elegante, uma estufa sexy e uma plataforma traseira redesenhada. Não conseguimos ver o interior, por isso não sabemos se o coupé é de dois lugares ou se tem uma configuração 2+2.
Mais importante ainda, o conceito não é apenas um estudo de design, pois pode levar a um modelo de produção. De acordo com a MG, o Cyber GTS Concept “explora o potencial adicional para a MG criar um novo futuro para um modelo GTS na era EV”, seguindo os passos do roadster Cyberster que estreou em 2023.
A MG não partilhou qualquer informação técnica sobre o conceito, para além de confirmar que utiliza um grupo motopropulsor totalmente elétrico e tem uma disposição de tração traseira. Dada a forte correlação com o MG Cyberster, podemos assumir que os dois modelos podem partilhar as mesmas especificações.
Note-se que a versão RWD mais potente do roadster produz 340 CV enquanto há uma versão AWD com dois motores elétricos que produzem uns saudáveis 544 CV. Em ambos os casos, a energia é fornecida por uma bateria de 77 kWh.
No geral, o coupé elétrico parece ser um rival à altura do Porsche 718 Cayman EV, ao mesmo tempo que dá continuidade à herança dos clássicos modelos MGB/MGC GT dos anos 60. De facto, a empresa afirma que o Cyber GTS foi concebido como uma homenagem ao carro de corrida MGC GTS Sebring. Este último terminou em 10º lugar na geral (3º na categoria de protótipos) nas 12 horas de Sebring em 1968, marcando o melhor resultado da equipa MG de fábrica nesta corrida em particular.
Para além do MG Cyber GTS Concept, a marca detida pela SAIC apresentou um protótipo do EXE181. O conceito ultra-elegante é inspirado no carro recordista de velocidade terrestre MG EX181 de 1959, apresentando um impressionante coeficiente aerodinâmico de 0,181cd e prometendo um sprint 0-100 km/h em 1,9 segundos.