Num movimento que certamente fará vibrar o clube de iates de todos os oligarcas, a Mercedes-Maybach revelou um Classe S único, meticulosamente trabalhado para evocar o espírito de… um iate de corrida de 1939.
Para celebrar o 150º aniversário de Robbe & Berking, os ourives de Flensburg, este Classe S personalizado presta homenagem a uma fonte de inspiração muito específica (e, francamente, de nicho).
Baseado no ultra-luxuoso Mercedes-Maybach S680, a homenagem surge sob a forma de um exterior em dois tons: O Azul Náutico Metálico define o cenário, enquanto um toque de Vermelho Patagónia evoca o alto mar, separado, claro, por uma risca tão delicada como uma concha do mar, apresentada em Branco Opalite Metálico.
O iate Sphinx de 21,48 m de comprimento foi construído em 1939 pelo estaleiro Abeking & Rasmussen. Ao longo dos anos, mudou de mãos várias vezes, mas desde 2005 foi restaurado à sua antiga glória. Um dos seus atuais proprietários, Oliver Berking, é o fundador do estaleiro de iates Robbe & Berking Classics em Flensburg, que colabora com a Maybach.
O Maybach a condizer apresenta um interior ainda mais especial do que o exterior, o que é uma proeza e tanto tendo em conta o tema dos iates que está estampado no exterior. Os bancos, o forro do tejadilho, os painéis das portas e até mesmo o compartimento de arrumação estão todos revestidos em pele napa Maybach Manufaktur Exclusive – Crystal White, nada menos – com uma generosa dose de acolchoamento em diamante. A costura Orion Grey acrescenta um toque de… bem, digamos que mantém as coisas interessantes.
Nenhuma homenagem náutica está completa sem uma dose generosa de painéis de madeira, e este Maybach não desilude. O interior é dominado por inserções de madeira de nogueira, meticulosamente trabalhadas para se assemelharem a um convés de um navio, com tiras de acabamento em alumínio, para um toque extra de autenticidade.
Mas não se preocupe, o enjoo não deve ser um problema – os bancos são estofados em pele napa Crystal White a condizer, com uma aplicação liberal de acolchoamento de diamantes. Para o caso de se esquecer da marca do iate terrestre que está a pilotar, as letras Maybach iluminam as soleiras laterais.
Sob o capot encontra-se o V12 twin-turbo de 6,0 litros, que produz 612 CV e 900 Nm de binário. Para além do emblemático S680, o Maybach Classe S também está disponível no S580 com um V8 twin-turbo e no S480, exclusivo para a China, com um motor de seis cilindros em linha. Existe ainda o S580e com um sistema híbrido plug-in baseado num motor de seis cilindros. A Maybach não revelou o preço do S680 feito à medida, nem o nome do proprietário.