No mundo automóvel, a rivalidade entre marcas pode ser tão intensa como divertida. E quando falamos das alemãs premium, o humor e a criatividade estão sempre no banco do condutor. Prova disso foi o recente “duelo” entre Mercedes e Audi nas redes sociais, onde as duas marcas trocaram indirectas cheias de estilo. Já a BMW, apesar de convidada, preferiu ficar na garagem.
Tudo começou no dia 25 de fevereiro, quando a Audi Bangladesh publicou no Facebook uma imagem que fez furor. Na foto, via-se um Mercedes Clase G elétrico a desenhar no asfalto os famosos quatro anéis do logótipo da Audi. A legenda, cheia de ironia, dizia: “Que anéis tão bonitos! Obrigada, Mercedes-Benz, por deixares a tua marca em Gulshan”. A referência a Gulshan, um bairro chique de Dhaka, capital do Bangladesh, deu um toque local à brincadeira.
Mas a Mercedes não ia deixar a provocação passar em branco. A filial bengalesa da marca respondeu com outra publicação, onde apareciam dois Mercedes Clase G elétricos a desenhar os anéis da Audi. O recado era claro: “Olá, Audi… Estamos felizes por termos conseguido o maior engajamento num post da Audi. Da próxima vez, põe dois Mercedes-Benz; pode ser que consigas ainda mais likes.”
A Audi, sempre pronta para elevar o nível da brincadeira, decidiu então convidar a BMW para se juntar à festa. Publicaram uma imagem de um Audi Q8 e-tron estacionado ao lado de um BMW i7 (ou pelo menos da sua grelha iluminada, já que o resto do carro não aparecia). A mensagem era subtil mas cheia de humor: “Olá, BMW… Vamos tomar um café enquanto os outros tentam acompanhar.”
Infelizmente, a BMW decidiu não entrar na brincadeira. O perfil da marca no Bangladesh manteve-se em silêncio, sem responder ao desafio lançado pela Audi. E assim, a “guerra publicitária” ficou por aqui, com Mercedes e Audi a mostrarem que a concorrência pode ser tão saudável como hilariante.