Revistacarros

Mercedes-EQXX promete 1000 km de autonomia e muita tecnologia de ponta

Apesar de todos os problemas e stresses revelados pela pandemia, a verdade é que a indústria automóvel não pára e a Mercedes-Benz volta a apresentar novo concept EV que visa terminar com a ansiedade da autonomia ao anunciar um valor de 1000 km com uma só carga.

Revelado durante o dia de hoje para coincidir com o CES 2022, o EQXX é, para já, só um concept que a marca apelida de mais eficiente de sempre e que não deverá chegar aos concessionários com este formato, todavia a tecnologia que encerra deverá chegar à maioria dos modelos da marca alemã.

Muito importante. A tecnologia não passa somente por “colar” uma enorme bateria ao piso do EQXX. É muito mais do que isso. O peso é muito importante e a Mercedes-Benz ao anuncia uma autonomia de 1000 km, mais 250 km que o EQS 450+, com tecnologia inteligente focada na redução do peso e na melhoria aerodinâmica.

O pack de baterias é de 900 volts, desenvolvido pela High Performance Powertrains (HPP) e pela Mercedes-Benz Grand Prix, os cérebros por detrás dos carros de F1. A bateria é de 100 kWh, tal como a do EQS 450+, mas é 50% mais pequena e 30% mais leve (495 kg). Tudo isto permite manter o peso do novo modelo abaixo dos 1750 kg, tal como a utilização de outros truques como jantes de magnésio, discos de travão em alumínio, portas em CPRF (carbono reforçado com vidro) e um tejadilho muito fino que conta com 117 células solares que contribuem para mais 25 km de autonomia.

Os pneus de baixo rolamento, o Cx de 0,17 ajudado por um difusor traseiro, refrigeração on demanda para a bateria e um sistema na cadeia cinemática que permite enviar 95% da potência para as rodas. E mais, este modelo utiliza apenas um motor elétrico de 204 CV ligado às rodas traseiras. Não haverá AMG, mas este modelo tem tudo a ver com eficiência.

O tablier é composto por um ecrã de 47,5″ todo tátil e que fica à frente de condutor e passageiro, ainda assim não chega às 56″ do tablier do EQS.

Exit mobile version