A Mercedes-Benz está a trabalhar num novo sistema de direção “by-wire” que deverá chegar aos veículos de produção em 2026.
Será acompanhado por um volante em forma de comando de jogo, o famoso Yoke. Juntando-se a marcas como a Tesla, a General Motors, a Geely, a Toyota e a Lexus, o fabricante alemão está a aderir ao sistema steer-by-wire, que substitui a tradicional ligação mecânica entre o volante e as rodas por um cabo elétrico.
Embora não saibamos exatamente qual o modelo que irá receber esta atualização em primeiro lugar, surgiu recentemente um protótipo camuflado do EQS facelifted, que, segundo os rumores, será o carro que irá liderar o processo. Espera-se que o sedan elétrico seja lançado no próximo ano, possivelmente com o volante em forma de jugo. O novo Classe S pode seguir o exemplo, juntamente com a próxima geração de seus modelos movidos a ICE.
De acordo com a Mercedes, o novo sistema de direção “by wire” oferece “caraterísticas de condução superiores”, o que, segundo a marca, se traduz numa sensação mais reactiva em estrada aberta e numa maior agilidade em ambientes urbanos.
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O sistema foi também concebido para facilitar o estacionamento, eliminando a necessidade de o condutor voltar a agarrar o volante. Como bónus adicional, é adaptável a vários tipos e arquiteturas de veículos, proporcionando uma gama mais ampla de definições para conforto ou desportividade.
A empresa afirma que o volante em forma comando liberta espaço no cockpit, facilitando a entrada e saída do veículo, ao mesmo tempo que proporciona uma visão desobstruída do painel de instrumentos digital.
Sem ligação mecânica às rodas, o yoke pode até ser utilizado para jogos e é mais adequado para veículos autónomos. No entanto, a decisão da Mercedes de o adotar é questionável.
Embora possa abrir espaço, dificulta tarefas básicas como virar a baixa velocidade ou estacionar, deixando os condutores sem o conforto e o controlo de um volante tradicional. Parece mais uma solução em busca de um problema, dando prioridade ao estilo e à novidade em detrimento da praticidade e da facilidade de condução.