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Depois do EQS SUV, a Mercedes-Benz revela o EQE, mais pequeno, também em formato SUV. Vai estar disponível para encomenda antes do fimal de 2022, com as primeiras unidades a serem entregues no final de 2023.

Este é o quarto modelo a recorrer à plataforma EVA, a mesma do EQS SUV, EQS sedan e EQE sedan. Está disponível em versões de tração traseira e integral, tendo três motorizações à escolha.

A versão base, o EQE 350+ SUV tem apenas motor traseiro e é capaz de debitar 292 CV e 565 Nm, seguido de uma versão com dois motores/tração integral EQE 350 4Matic com a mesma potência mas 765 Nm binário, e o EQE 500 4Matic com 408 CV e 858 Nm. Em meados do próximo ano chegará o EQE 43 4Matic SUV de 476 CV e 858 Nm, que anuncia 0-100 km/h em 4,3 segundos.

Na mesma altura chegará a versão de topo Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+ com 626 CV e 950 Nm (ou 687 CV e 1000 Nm na opção com o pack AMG Dynamic Plus). Apesar dos 2690 kg, esta versão de topo faz 0-100 km/h em 3,5 segundos com o modo Race Start acionado. A autonomia da gama varia entre 375 e 590 km (WLTP).

O interior, como já vem sendo habitual, conta com o Hyperscreen, que foi apresentado com o EQS. Trata-se de um painel que ocupa todo o tablier, com 141 cm, e que inclui o painel de instrumentos com 12,3″, o ecrã central de 17,7″ e um ecrã de 12,3″ para o “pendura”. Os dois últimos são táteis e com tecnologia OLED.


Entre o equipamento de fábrica inclui a climatização automática de duas zonas (a de quatro zonas é opcional), câmara traseira, cruise control (adaptativo é opcional) e uma bomba de calor que aproveita o calor do motor para aquecer o habitáculo. A bagageira tem 520 litros de capacidade, extensíveis a 1675 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Em opção, a fila posterior pode rebater em três secções, podendo também ser equipada com apoios de cabeça ajustáveis, providenciando mais 60 litros de capacidade de carga.

Ricardo Carvalho

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