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A fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz Cars iniciou a produção da versão híbrida plug-in EQ do novo Classe A e nas suas duas variantes de carroçaria: A 250 e e A250 e Limousine. Estas variantes estão a ser fabricadas na mesma linha de montagem dos modelos equipados com cadeias cinemáticas convencionais.

Com a produção dos veículos híbridos e dos futuros veículos elétricos, a fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz dá um contributo importante para a iniciativa “Ambition 2039” que prevê a oferta de um portefólio de novos veículos ligeiros de passageiros neutros em emissões de carbono até 2039. Para o início da próxima década, a marca alemã tem a expectativa que mais de metade das vendas de veículos ligeiros de passageiros a nível mundial seja constituída por veículos híbridos ou totalmente elétricos.
Para alcançar uma produção neutra em emissões de carbono, a Mercedes-Benz Cars definiu uma estratégia assente em dois pilares: a produção eficiente de energia e a redução do consumo de energia.

Com tecnologias tais como a cogeração de calor e eletricidade, sistemas permutadores de calor ou de recuperação de calor, a fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz conseguiu reduzir as emissões de CO2 por cada veículo produzido em praticamente metade desde 2011. O próximo grande projeto já está em agenda: até 2022, prevê-se que a energia consumida pela fábrica de Rastatt, bem como pelas outras fábricas Europeias da Mercedes-Benz, seja fornecida totalmente a partir de fontes renováveis como a energia eólica, solar e hidroelétrica.

Módulo híbrido compacto

O Mercedes-Benz Classe A dispõe de um módulo híbrido compacto, constituído por um motor elétrico integrado na caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. Pela primeira vez em veículos da marca alemã, o motor de combustão é ligado exclusivamente pelo motor elétrico, dispensando a necessidade de utilização de um motor de arranque separado.
A cadeia cinemática híbrida compreende o motor / alternador elétrico que desenvolve uma potência de até 75 kW e um motor de quatro cilindros de 1,33 litros, oferecendo uma potência combinada de 160 kW (218 cv) e um binário de 450 Nm. O motor elétrico EQ Power garante uma resposta rápida às solicitações do acelerador e elevadas prestações: o Classe A 250 e acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos e alcança uma velocidade máxima de 235 km/h.
Para armazenar a energia elétrica é utilizada uma bateria de alta tensão de iões de lítio com uma capacidade de aproximadamente 15.6 kWh. Pode ser carregada numa fonte de alimentação externa AC ou DC. As baterias de alta tensão são produzidas pela Accumotive, uma subsidiária detida a 100 % pela Mercedes-Benz. Desde 2012, os sistemas de bateria dos veículos elétricos e eletrificados da Mercedes-Benz, da smart e dos veículos comerciais pesados são produzidos em Kamenz, na Alemanha. As instalações em Kamenz, constituídas por duas fábricas de baterias, são extremamente modernas e das maiores da indústria automóvel a nível mundial. No total, a rede de produção de baterias da Mercedes-Benz Cars é constituída por nove fábricas em sete localidades em três continentes.

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