O Classe G “Stronger Than The 1980s” evoca a nostalgia, faz-nos esquecer os controversos projetos de tuning que foram levados a cabo no 4×4 alemão e leva-nos aos anos 80.
Com esta edição “anos 80”, a Mercedes-Benz presta homenagem ao icónico 280 GE, com o qual o estatuto de veículo de culto começou em 1979. Com base no modelo atual (W465), que está em produção desde o início de 2024, os clientes serão transportados para a década de 1980.
Mas não se preocupem, caros entusiastas do Classe G, apenas serão transportados visualmente, pelo que não terão de prescindir dos confortos do 4×4 de luxo. Para além do nome e dos vários componentes, apenas as belas cores são verdadeiramente retro.
A cor Verde Agave era a mais bonita. Era uma das cinco que podiam ser encomendadas quando o G foi lançado. Embora as outras duas tintas disponíveis, Cream White Uni e Colorado Beige Uni, também tenham sido aplicadas há mais de 40 anos.
Outra homenagem aos anos 80 são os piscas cor de laranja no capot. De acordo com a Mercedes, foi uma tarefa bastante difícil utilizá-los, porque Bruxelas colocou obstáculos à sua utilização devido a um conjunto de regulamentos loucos. No final, porém, foi possível ultrapassar todos os obstáculos burocráticos.
A pintura Night Black Magno mate, aplicada na dianteira, para-choques, cavas das rodas e tampas do tejadilho, pretende refletir “o aspeto robusto do primeiro Classe G e também não está disponível na gama convencional.
A proteção preta da parte inferior da carroçaria, a cobertura especial da roda sobresselente e os guarda-lamas atrás das quatro rodas transmitem um toque ainda mais retro. A propósito, a proteção em pedra para os faróis não está disponível em todos os mercados.
A histórica estrela da Mercedes-Benz com coroa de louros sobre fundo azul (no capot) e o lettering preto da Mercedes-Benz na traseira também farão as delícias dos entusiastas de automóveis clássicos. Outro toque de estilo é o emblema “Schöckl Proved” na moldura da porta.
Consegue imaginar este “Stronger Than The 1980s” com jantes de aço como o 280 GE? Não, não há, mas o conjunto de jantes de 18 polegadas com cinco raios brancos e pneus todo-o-terreno também são muito agradáveis à vista.
Outras caraterísticas especiais são os vidros não escurecidos. Se gosta de transportar objectos volumosos no tejadilho ou não se importa com escadas muito estreitas, também pode encomendar a barra de tejadilho opcional apresentada nas imagens.
O interior revela uma visão que nenhum outro Classe G atual oferece atualmente. Como pode ver, existem bancos em tecido com partes exteriores em pele preta. A secção central em cinzento Tortola é semelhante à do modelo original e também tem um aspeto maravilhoso.
Leia também : Mais de um milhão de euros por este Mercedes Classe G revisto pela Brabus
Outros sinais de que este é o modelo revivalista dos anos 80 são a inscrição “Stronger Than The 1980s” no punho do passageiro, uma etiqueta especial “1 de 460” na consola central e os frisos das soleiras das portas com topografia Schöckl. O equipamento de série inclui um volante multifunções em pele Nappa, teto de abrir elétrico e sistema de som surround Burmester 3D.
Os motores disponíveis incluem o motor diesel de 3 litros com 367 CV (+20 CV) e 750 Nm (G 450 d) e o motor turbo a gasolina, também de 3 litros, que debita 449 CV (+20 CV) e 560 Nm (G 500). Os 20 CV adicionais provêm do sistema de hibridização ligeira.
A Mercedes-Benz descreve esta série especial como “uma cobiçada peça de coleção para os fãs do Classe G”. Também extraordinário é o preço, que começa em 160.055 euros na Alemanha. As encomendas podem ser já efetuadas.