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Esta parece ser uma notícia que já se esperava. O sucesso da gama EQ da Mercedes-Benz não tem sido grande coisa, principalmente dos modelos maiores EQE e EQS, tanto nas versões normais como nos SUV com a mesma designação.

Assim, e seguindo o exemplo da BMW, a Mercedes-Benz planeia vender a próxima geração do Classe S com motores de combustão e unidades de tração completamente elétricas. Isto significa, efetivamente, que o EQS desaparecerá após uma única geração, mas não antes de um facelift a meio do ciclo. O atual Classe S também vai receber um facelift antes da transição para o modelo da próxima geração.

O anúncio foi feito pelo CEO da Mercedes, Ola Källenius, numa entrevista à Autocar: “Haverá dois Classe S no futuro – o ICE e o elétrico”. O chefe de topo em Estugarda continuou a dizer que as versões a gasolina e EV do carro-chefe terão designs semelhantes por dentro e por fora. Mas enquanto o BMW Série 7 e o i7 utilizam a mesma plataforma, aparentemente não será esse o caso do Classe S, de acordo com fontes não reveladas citadas pela revista britânica.


Espera-se que o Classe S sem motor de combustão assente na arquitetura MB.EA Large, enquanto o modelo com motor a gás será sustentado por uma iteração actualizada do atual hardware MRA. No final de junho, Källenius refutou os rumores sobre o cancelamento da plataforma MB.EA, afirmando que o seu desenvolvimento “está a decorrer a alta velocidade”.

Na nova entrevista com a Autocar, ele negou o relatório novamente: “Já estamos a planear com o MB.EA Large”. Em meados de maio, a publicação alemã Handelsblatt afirmou que a arquitetura EV da próxima geração tinha sido abandonada.
É provável que os dois modelos topo de gama da Mercedes tenham mais em comum em comparação com o atual Classe S e o EQS. Este último tem sido amplamente criticado pelo seu aspeto de bolha, que esperamos que desapareça quando o EQS morrer. É muito cedo para dizer se uma estratégia semelhante está a ser trabalhada para a próxima geração do Classe E, mas o EQE também não é exatamente um carro bonito.

Entretanto, o EQS deverá receber um facelift em 2025, enquanto o atual Classe S será atualizado em 2026. Nesta altura, nada é oficial, mas acredita-se que o EQS irá mudar para uma arquitetura eléctrica de 800V para tempos de carregamento significativamente mais rápidos. Poderão ser necessários apenas 21 minutos para recarregar a bateria de 10% a 80%.

Ricardo Carvalho

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